Geral

Pesquisadores utilizam satélites para monitorar laguna Mundaú

01/05/2015
Pesquisadores utilizam satélites para monitorar laguna Mundaú

   Foto - Clarice Maia O trabalho de monitoramento da laguna Mundaú será reforçado através de parceria estabelecida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisadores pretendem utilizar produtos orbitais para monitorar a qualidade da água e a primeira ação será realizada nesta sexta-feira, dia 01.
O projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) será realizado durante um ano e prevê relacionar a qualidade da água com produtos orbitais. Segundo o professor Carlos Ruberto Fragoso Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento, “essa é a primeira campanha e ela será feita com a participação de um pesquisador visitante e equipamentos específicos”, comentou.
No trabalho desta sexta-feira, além dele, haverá mais um pesquisador de Porto Alegre e um aluno. O decorrer da pesquisa será acompanhado também por visitantes da França, Natal e Brasília. Ele disse ainda que serão feitas coletas de amostras de água para posterior análise em laboratório, que deverá indicar a presença de clorofila e sedimentos. No trabalho desta sexta-feira, serão utilizados também equipamentos como sensores para a medição da reflectância.
O IMA apóia a ação com a cessão da embarcação para os pesquisadores, por considerar de grande importância trabalhos que possam ampliar os conhecimentos sobre a laguna. O trabalho será iniciado por volta das 09h com os testes dos equipamentos, em seguida a equipe deverá percorrer a laguna.