Geral

Parceria trará mestrado e doutorado para professores de Geografia da Uneal

14/05/2015
Parceria trará mestrado e doutorado para professores de Geografia da Uneal
Reunião entre gestores selou acordo entre instituições de ensino. (Foto: Ascom Uneal)

Reunião entre gestores selou acordo entre instituições de ensino. (Foto: Ascom Uneal)

As universidades Estadual de Alagoas (Uneal) e Federal de Sergipe (UFS) iniciaram, na última quarta-feira (13), as negociações para a implantação dos cursos de mestrado e doutorado na área de Geografia. A ideia é que a iniciativa beneficie os professores da instituição alagoana já a partir de 2016.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uneal (Propep), professor Cristiano Cezar, a proposta é ofertar oito vagas para doutorado e a mesma quantidade para mestrado. Se a parceria ocorrer conforme o esperado pelas instituições, serão quatro vagas já para 2016 e a mesma quantidade para 2017.
Para o pró-reitor, a iniciativa será muito importante para a Uneal. “Por meio dela haverá possibilidade de inserção dos nossos professores da Uneal nos programas de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Sergipe em termos de cooperação. Se tudo der certo, a seleção ocorrerá em outubro deste ano”, disse Cristiano Cezar.
A parceria entre as duas instituições começou em março último, a partir de uma visita do gestor da Propep à instituição sergipana. Na oportunidade, foi “alinhavada a assinatura de um termo de cooperação entre as duas universidades. A perspectiva de assinatura do termo entre os dois reitores possibilitaria, em seguida, o diálogo com os programas de pós-graduação da Federal de Sergipe”, revelou o professor.
Desde então, a Propep mapeou o corpo docente da Uneal e assinalou os mestrados e doutorados em Educação, Geografia, Administração, Ciências Agrárias e também Letras, como prioritários para a IES. “E os primeiros frutos começam a ser colhidos agora, com a firmação da parceria em Geografia e logo após em Educação. Teremos, para breve, a perspectiva da ampliação desse termo de cooperação com a Universidade Federal de Sergipe para abertura de novas vagas para Mestrado e Doutorado”, completou Cristiano Cezar.
A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) também está apoiando os projetos de pós-graduação construídos pela Uneal, por meio da concessão de bolsas para os professores que cursarem mestrado e doutorado. “Isso será de grande valia para a Uneal, uma vez que asseguraremos a formação continuada dos nossos docentes qualificando-os ainda mais”, ponderou o pró-reitor.
A reunião contou com as participações do Reitor da Uneal, professor Jairo Campos da Costa; do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Odilon Máximo, que é do curso de Geografia; do pró-reitor de Extensão, professor Reinaldo Sousa; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFS, professor José Eloízio da Costa.