Geral

Novas viaturas de Auto Resgate estarão prontas para uso na próxima semana

16/05/2015
Novas viaturas de Auto Resgate estarão prontas para uso na próxima semana
Corpo de Bombeiros recebeu as seis novas viaturas, recebidas no último mês de abril, estão em fase de testes (Foto: Ailton Cruz)

Corpo de Bombeiros recebeu as seis novas viaturas, recebidas no último mês de abril, estão em fase de testes (Foto: Ailton Cruz)

Entregues ao Corpo de Bombeiros do Estado (CBMAL) no último mês de abril, as seis novas viaturas de Auto Resgate estão em fase final de testes e, na próxima semana, devem estar a serviço da população alagoana. Nesta sexta-feira (15), a Agência Alagoas esteve no Quartel Geral do CBMAL, no bairro do Trapiche, para saber como os veículos estão auxiliando, na prática, o trabalho dos bombeiros no estado.
As ‘ARs’, como são chamadas as viaturas, são utilizadas, prioritariamente, para atendimentos pré-hospitalares em casos de acidentes que envolvam traumas. A função é estabilizar e encaminhar o paciente, com a maior agilidade possível, a um ambiente que disponha de atendimento médico avançado. Os novos carros, porém, possibilitam que esse suporte vá além.
Isto porque eles passam a contar, além dos kits de atendimento, equipamentos de salvamento, como desencarceradores e serras sabre, utilizados para criar espaços em casos de vítimas presas a ferragens ou ambientes hostis. Desta forma, o trabalho de remoção é agilizado enquanto a equipe especializada em salvamento chega até o local.
“Na nossa profissão, chegar à ocorrência com rapidez e, principalmente, com qualidade, é essencial. As novas viaturas nos abrem um novo leque, pois a equipe de salvamento passa a ter mais ferramentas que otimizam o trabalho dos bombeiros”, adiantou o sargento Jeferson Alexandre, que atua no salvamento do CBM/AL há 17 anos.

Abrangência

Compõem o Auto Resgate, em média, cinco oficiais dos bombeiros. Os seis novos carros vão se juntar a outros quatro que já estão em uso, totalizando dez viaturas prontas para atendimento. Destas, nove prestarão serviços para a zona metropolitana, e uma das novas unidades será enviada ao Agreste.
A distribuição faz parte do Projeto Gênesis, instituído para diminuir o tempo de resposta da corporação em relação às ocorrências. De acordo com o tenente Rafael Duarte, responsável pelos contratos de manutenção das viaturas do CBMAL, os pontos de atuação foram escolhidos depois de um amplo trabalho estatístico.
“Nós fizemos estudos, analisamos números e definimos alguns outros pontos de apoio além das nossas bases no Trapiche, Serraria, Pajuçara e Tabuleiro. Atualmente, complementam os nossos postos as Centrais de Flagrantes da capital. Apesar de recente, já estamos sentindo a eficácia da medida. Chegamos mais rápido às ocorrências, independente do bairro”, explicou.

Investimento

As novas viaturas foram adquiridas com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com contrapartida do Estado de Alagoas. Cada viatura custou, em média, R$ 120 mil e têm vida útil de aproximadamente seis anos. Além desse investimento, parte dos recursos utilizados para a compra dos equipamentos que abastecem as viaturas foi adquirida graças à Taxa de Bombeiros.