Geral

Mesa de Negociação do Governo recebe Movimento Unificado da Saúde

08/05/2015
Mesa de Negociação do Governo recebe Movimento Unificado da Saúde
Secretário de Estado do Planejamento, Christian Teixeira, presidiu a reunião, que tratou do reajuste salarial e revisão do plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (Foto: Ascom/Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio)

Secretário de Estado do Planejamento, Christian Teixeira, presidiu a reunião, que tratou do reajuste salarial e revisão do plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (Foto: Ascom/Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio)

Com o intuito de firmar a nova política de diálogo adotada pela atual gestão governamental, a Mesa de Negociação Permanente do Governo, representada pelo secretário de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, recebeu, nesta quinta-feira (07), representantes do Movimento Unificado da Saúde (MUS). Na ocasião, além da discussão acerca do reajuste anual da data-base dos servidores estaduais, foram debatidos assuntos como o piso salarial e a revisão do plano de Cargos, Carreiras e Subsídios.
Christian Teixeira, que presidiu a reunião, reforçou a intenção do governador de buscar o consenso e a conciliação dos interesses de todos os servidores do Estado. “Antes de qualquer coisa, é necessário que os servidores entendam que este espaço é um canal aberto de diálogo entre o Governo e todos os trabalhadores que contribuem para o funcionamento do serviço público. Nossas discussões sempre serão pautadas na seriedade e na realidade. A vontade do governador Renan Filho é atender, com responsabilidade, os anseios das classes representativas dos servidores públicos, mas sem perder de vista a legalidade dos atos administrativos”, explicou.
Representado pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Estado de Alagoas, Benedito Alexandre, e outros sindicalistas, o Movimento Unificado da Saúde em Alagoas reivindica o cumprimento do acordo estabelecido pelo governo passado de reajuste salarial de 6,4% e um posicionamento acerca da data-base dos servidores.
Ainda de acordo com o secretário Christian Teixeira, apesar das reivindicações serem válidas, algumas questões, como correção salarial, merecem uma análise mais profunda, visto que, atualmente, o Estado está submetido a reduzir as despesas de pessoal ao limite legal.
“Estamos trabalhando para reequilibrar e readequar as contas de Alagoas. Infelizmente, o governador recebeu o Estado com a Lei de Responsabilidade Fiscal extrapolada e, por isso, a máquina pública está sendo obrigada a diminuir os gastos com pessoal, sob o risco de responsabilização do governo. Neste momento, o trabalho está sendo realizado para que possamos diminuir esse limite”, explicou o titular da pasta.
No entanto, apesar das dificuldades financeiras atuais, o secretário de Estado do Planejamento, em conformidade com o trabalho que vem sendo realizado desde o início da gestão, se comprometeu a acompanhar todos os pontos que foram apresentados na pauta do Movimento.
“Levarei todas as reivindicações ao Governador para que, juntos, possamos encontrar soluções que atendam questões pautadas no encontro. Agora, com bastante responsabilidade e compromisso, é preciso encontrar uma saída viável para o impasse”, finalizou o secretário, afirmando que o diálogo é sempre o melhor caminho para alcançar as melhorias .