Geral

Médicos do HGE participam de congresso internacional de cirurgias endovasculares

05/05/2015
Médicos do HGE participam de congresso internacional de cirurgias endovasculares
O Hospital Geral representou o estado com dois casos de repercussão; congresso de cirurgia endovascular é o terceiro maior do mundo

O Hospital Geral representou o estado com dois casos de repercussão; congresso de cirurgia endovascular é o terceiro maior do mundo

Uma equipe de profissionais da cirurgia vascular do Hospital Geral do Estado (HGE) representou os avanços da saúde alagoana na área com a apresentação de dois casos de sucesso no Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (Cice 2105) – maior evento da especialidade na América Latina.
O evento contou com mais de 2.500 congressistas, médicos do Brasil, Holanda, Polônia, Bélgica, França, Reino Unido, Argentina, México, Suécia, Romênia, Espanha, Suíça, Itália, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e China que fizeram palestras sobre o que há de mais avançado em técnica e material cirúrgico.
“O Cice é o terceiro maior congresso de cirurgia endovascular do mundo. O Hospital Geral representou o estado com dois casos de repercussão. Sendo o único representante do Nordeste, nas sessões de: aneurisma/dissecção da aorta torácica e fístula arteriovenosa”, ressaltou o cirurgião vascular Cézar Ronaldo Alves, um dos responsáveis pelos trabalhos apresentados no evento.
De acordo com o cirurgião, um dos casos foi de um paciente de 38 anos, hipertenso com aneurisma de aorta torácica. “No HGE, foi realizada uma cirurgia com uma técnica chamada “do varal’, que consiste no uso de um cateter que é laçado, proveniente de um dos braços. Laça-se o guia na aorta e o exterioriza pelo acesso femoral”, explicou Cézar Ronaldo.
O outro caso, segundo o médico, foi de uma correção de fístula arteriovenosa. “O paciente, de 36 anos, sofreu um ferimento por projétil de arma de fogo, em coxa direita. Admitido na UE do Agreste, com fratura de fêmur, realizou procedimento cirúrgico de fixação da fratura. Em 30 dias notou uma ‘bola’ crescendo na coxa, voltou à unidade hospitalar e foi transferido para o HGE, onde foi constatado um pseudo-aneurisma de artéria femoral associado à fístula arteriovenosa”, descreveu o médico. Segundo ele, após discussão clínica, foi programado tratamento endovascular com implante de stent revestido.
Representaram o Hospital Geral do Estado, os profissionais Adriano Dionísio dos Santos, Cézar Ronaldo Alves, Josué Dantas de Medeiros, Gregório Guarnieri Panazzolo, Joaquim Araújo Sampaio, Pedro Fernandes Teixeira e a acadêmica de medicina Priscila Ribeiro Malta.