Geral

Manejo orgânico da laranja lima marca Dia de Campo em Ibateguara

23/05/2015
Manejo orgânico da laranja lima marca Dia de Campo em Ibateguara
O APL Fruticultura abrange seis municípios: Murici, Branquinha, São José da Laje, União dos Palmares, Ibateguara e Santana do Mundaú (Foto: Dennis Calheiros)

O APL Fruticultura abrange seis municípios: Murici, Branquinha, São José da Laje, União dos Palmares, Ibateguara e Santana do Mundaú (Foto: Dennis Calheiros)

A técnica de manejo orgânico recomendada para a cultura da laranja lima será o tema principal do Dia de Campo, na próxima terça-feira, dia 26, na Comunidade Rural Jardinópolis, em Ibateguara. O evento tem como foco os produtores rurais, técnicos e extensionistas da região do Vale do Mundaú.
O Dia de Campo é uma realização do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Sebrae e Prefeitura de Ibateguara.
“A medida visa a adoção de práticas conservacionistas e sustentáveis para a manutenção de pomares. Os produtores aprendem e reaplicam em suas propriedades”, informa Valdete Tenório, gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú.
O APL Fruticultura abrange seis municípios: Murici, Branquinha, São José da Laje, União dos Palmares, Ibateguara e Santana do Mundaú.
Segundo Valdete Tenório, durante um ano de práticas, com a participação do produtor e do Sebrae, por meio de consultorias tecnológicas, é realizado o Dia de Campo. “As atividades acontecem, semanalmente, em unidades demonstrativas de manejo orgânico recomendado para as duas culturas: laranja e banana”.
Para o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o trabalho desenvolvido pelo APL Fruticultura garante ao agricultor uma produção de alimentos saudáveis e livres de produtos químicos. “Está ação do governo de Alagoas contribui para uma melhor agricultura familiar. A proposta é intensificar as ações e desenvolver ainda mais o setor”.
O evento da próxima terça-feira terá início às 9 horas com visita à unidade demonstrativa. Durante o Dia de Campo serão abordados assuntos sobre boas práticas de implantação e manutenção de pomar, nutrição e adubação com produtos alternativos, pragas e doenças e práticas culturais.