Geral

Mães em hospitais: mulheres movidas pelo amor e cuidado aos filhos internados

11/05/2015
Mães em hospitais: mulheres movidas pelo amor e cuidado aos filhos internados
Arte de Mãe materializa o amor das mães envolvidas no projeto. (Foto: Carla Cleto)

Arte de Mãe materializa o amor das mães envolvidas no projeto. (Foto: Carla Cleto)

Elas vivem em função dos cuidados aos seus pequenos. Sua paixão e afeto resumem o perfil das mães que têm seus filhos internados em hospitais. No Hospital Geral do Estado (HGE), além da dedicação aos filhos, elas ainda encontram tempo para aperfeiçoar habilidades, participando de projetos desenvolvidos pela unidade hospitalar.
Em um deles, o Arte de Mãe, elas aprendem técnicas de artes manuais, como ponto cruz, tricô e crochê, para ampliar o conhecimento e diminuir a angústia da internação e doença de seus filhos. Paralelamente também são realizadas atividades que possibilitem o fortalecimento da autoestima, como escovar os cabelos, pintar as unhas e fazer maquiagem.
No caso do HGE, o projeto também promove rodas de conversa, palestras e exposições, que apresentam os produtos confeccionados pelas mães do projeto Arte de Mãe. “A intenção é fazê-las conhecidas como artesãs e despertar o lado profissional”, ressalta a organizadora do projeto, Jacinta Lemos.

Exemplo – A dona de casa Maria Luciene Tenório, 30 anos, acompanha seu filho Cláudio Riquelme no HGE. Ele tem 11 anos e está internado na unidade hospitalar há sete, com paralisia cerebral. Mãe de mais quatro filhos, a vida de Maria é, praticamente, dentro do hospital.
“Já conheço todo mundo por aqui. Amo a forma que cuidam dele. Tão dedicados. Sofro por não estar tão presente na vida dos outros, mas, tenho consciência que estou fazendo o melhor por cada um”, relata a dona de casa.
Para ela, que participa do Arte de Mãe, todos os projetos que a unidade desenvolve representam algo positivo na vida da família. “Eles pensam no meu futuro, querem até que eu me desenvolva profissionalmente como artesã. Este projeto de hoje, com cuidados pessoais só me enche de alegria. Vou ficar bonita”, alegra-se.
Emmanuelle Melo, que também atua como técnica do HGE, ressalta a importância do trabalho com as mães. “É um momento só delas! Estas mães vivem para cuidar dos seus filhos. Queremos que percebam o quanto é importante estarem bem para, junto com seus filhos, enfrentarem a doença com perseverança”, destaca.

Arte de Mãe – O projeto, que começou envolvendo as mães das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, agora atende todas as acompanhantes da Pediatria do HGE. É uma iniciativa do Serviço de Apoio Técnico e tem como parceiros e instrutores, servidores da unidade hospitalar. Através do Arte de Mãe, as mães desenvolvem técnicas manuais para, após a alta dos filhos, auxiliarem o desenvolvimento sustentável da família.