Geral

Ipaseal Saúde abre canal de diálogo entre usuários com a supervisão hospitalar

25/05/2015
Ipaseal Saúde abre canal de diálogo entre usuários com a supervisão hospitalar
Acompanhamento dá um retorno ao Ipaseal sobre atendimento.  (Foto: Ascom Ipaseal)

Acompanhamento dá um retorno ao Ipaseal sobre atendimento.
(Foto: Ascom Ipaseal)

    Acompanhar a situação dos usuários internos por meio de visitas de supervisão aos hospitais credenciados ao plano. Este é um dos serviços realizados pelo Ipaseal Saúde que faz diferença na recuperação dos pacientes e na melhoria da qualidade do atendimento.
Duas vezes na semana, a equipe de supervisores com a presença de uma psicóloga percorre os leitos hospitalares, onde estão internados pacientes do plano. A cada visita é checada com os médicos e enfermeiros responsáveis pelos pacientes, a situação atual de saúde de cada um deles.
“A supervisão é muito importante, pois é através dela que sabemos se o paciente está ou não satisfeito com o atendimento. Se ele é bem assistido em todos os aspectos. Verificamos tudo, desde a evolução do seu quadro até a alimentação, higiene do local, medicamentos e exames administrados”, explica a supervisora Marilene Miranda.
A supervisão hospitalar agiliza o tempo de internação, permitindo um tratamento mais adequado aos pacientes. “Como a maioria dos nossos usuários está acima dos 55 anos é essencial que todos os procedimentos médicos efetuados pela equipe das unidades de saúde aconteçam de forma prática e rápida evitando o estresse e diminuindo os riscos infecções hospitalares”, esclarece a supervisora.

    Familiares

Outro ponto positivo desta ação itinerante é o contato direto, não apenas com o usuário enfermo, mas com os seus familiares.
“Como psicóloga acho que este é o ponto mais importante. Nosso encontro semanal com os pacientes faz toda a diferença. É um momento de diálogo entre a equipe, que representa o Ipaseal Saúde, e seus assistidos. Eles se sentem mais seguros, valorizados e confiantes. O resultado é bastante satisfatório”, afirma a psicóloga Lígia Cavalcante.
Há mais de 15 dias internada por trombose e infecção urinária, dona Clecinete Barbosa, 64, não poupa elogios a equipe de supervisores do Ipaseal Saúde. O marido, Fernando Gomes, concorda com a esposa e revela que as visitas influenciam na qualidade do atendimento. “Estamos satisfeitos, pois vejo a dedicação e preocupação do plano em saber como nós estamos sendo tratados”, relata o marido.
Após cada visita é elaborado um relatório pela equipe de supervisores e enviado a diretoria de Saúde do Ipaseal. O documento servirá para acompanhar o estado de saúde e o tratamento dos pacientes, e se necessário, tomar as devidas providências para aperfeiçoar o atendimento buscando sempre a qualidade dos serviços.