Geral

Hospital Helvio Auto informatiza pedidos de material hospitalar e treina equipe

01/05/2015
Hospital Helvio Auto informatiza pedidos de material hospitalar e treina equipe
Gustavo Peixoto, técnico em Tecnologia da Informação do Helvio Auto, ensina como as enfermeiras devem fazer para realizar os pedidos online (Foto: Jocely Aredes)

Gustavo Peixoto, técnico em Tecnologia da Informação do Helvio Auto, ensina como as enfermeiras devem fazer para realizar os pedidos online (Foto: Jocely Aredes)

Os setores de farmácia e o de Tecnologia da Informação do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) promoveram treinamento com enfermeiras responsáveis pelas unidades de internação, para implantação das solicitações de material hospitalar informatizadas. Os pedidos de material para procedimentos hospitalares agora podem ser feitos diretamente das unidades de internação por meio de computadores ligados por um sistema em rede.
Cada unidade de internação agora dispõe de um computador para realização dos pedidos. As enfermeiras diaristas, responsáveis pelos setores, com senhas individuais, devem realizar os pedidos de material diariamente. O pedido é recebido pela Farmácia Central do HEHA e a partir daí começa a ser preparado para a dispensa. No caso de alguma intercorrência ou necessidade de materiais antes não especificados ou solicitados, as técnicas de enfermagem burocratas podem informar diretamente à Farmácia Central do hospital.
O técnico de Tecnologia da Informação do Hospital Helvio Auto, Gustavo Peixoto, explicou que está havendo adequação no sistema utilizado pela farmácia para otimizar a descrição dos produtos listados e assim melhorar a exatidão e rapidez na hora da realização do pedido.
A informatização dos pedidos de material hospitalar deve não só trazer vantagens para o serviço de enfermagem do hospital como também para o setor de farmácia do hospital. “Essa mudança beneficia o setor de farmácia, pois agora aumenta ainda mais o controle sobre o material dispensado, já que trabalhamos com informações do produto como lote e validade. Sem falar que a utilização de um sistema traz mais precisão para emitir relatórios e acompanhar o que foi solicitado do que os pedidos feitos em papel”, afirmou o coordenador de Farmácia do Hospital Helvio Auto, Richardson Costa.

Farmácias satélites

O intuito da Gerência de Gestão do Hospital Helvio Auto é continuar estimulando a informatização de outros tipos de documentos. O próximo passo é informatizar os pedidos de medicamentos à farmácia.
Alceny Pereira, gerente de Gestão Hospitalar do HEHA, explicou que as solicitações de medicamentos realizadas pelos médicos, são feitas atualmente a partir dos prontuários dos pacientes, mas que com o funcionamento das Farmácias Satélites isso será possível e dará maior celeridade ao processo.
“Estamos aguardando a nomeação dos concursados para iniciarmos a execução do projeto das Farmácias Satélites e assim trabalharmos também na instauração dos pedidos de medicamentos informatizados”, concluiu Alceny Pereira.