Geral

Hemorrede de AL passa por capacitação avançada de Imunohematologia

15/05/2015
Hemorrede de AL passa por capacitação avançada de Imunohematologia
Práticas pretendem melhorar trabalho da Hemorrede. (Foto: Carla Cleto)

Práticas pretendem melhorar trabalho da Hemorrede. (Foto: Carla Cleto)

Para assegurar que pacientes internados nas maternidades e hospitais públicos do Estado não apresentem rejeição após receberem transfusões sanguíneas, um curso de Imunohematologia foi ministrado para os técnicos de hemoterapia que atuam na Hemorrede Pública de Alagoas. A capacitação foi ministrada pela biomédica e mestra em análises clínicas da consultoria paulista Bio-Rad, Ana Lúcia Girello.
Dividido em aulas teóricas e práticas, o curso apresentou as técnicas mais avançadas na área de imunohematologia, incluindo as unidades de hemoterapia públicas do Estado no ranking das mais modernas do Brasil. Isso porque, segundo a facilitadora da capacitação – que é autora do livro Fundamentos da ImunoHematologia Eritrocitária – os serviços que integram a Hemorrede Pública de Alagoas, a exemplo do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), estão entre os que mais efetivam as novas técnicas imunohematológicas utilizadas pelos mais modernos centros de hemoterapia do mundo.
“Toda unidade de hemoterapia deve atuar para garantir a segurança transfusional dos pacientes que necessitam receber sangue. Por isso, é necessário acompanhar os avanços da medicina e tecnológicos, garantindo um processo de transfusão cada vez mais qualificado, como tem ocorrido no Hemoal, Hemoar [Hemocentro Regional de Arapiraca], Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Coruripe e nas Agências Transfusionais (ATs) dos hospitais públicos alagoanos, a exemplo do HGE [Hospital Geral do Estado]”, destacou Ana Lúcia Girello.

Conteúdo – Durante o curso foram abordadas as principais ferramentas laboratoriais para identificação de anticorpos irregulares e apresentados estudos de casos sobre o tema.
A facilitadora do curso também tratou dos aspectos laboratoriais para tratar de pacientes com anemias hemolíticas autoimunes, além de apresentar os desafios referentes à prevenção da doença hemolítica perinatal e destacar o que os profissionais dos serviços de hemoterapia devem saber sobre o diagnóstico e tratamento da patologia.
Ana Lúcia Girello também ensinou como é possível resolver as discrepâncias na fenotipagem do Sistema Sanguíneo ABO e promoveu uma sessão interativa que mostrou como resolver como resolvê-las na rotina laboratorial.
A consultora também detalhou como os técnicos da Hemorrede Pública de Alagoas devem tratar das complexidades do Sistema RH e como detectar as variantes da RH(D) na rotina laboratorial.

Qualidade no Atendimento – Segundo a diretora da Hemorrede Pública de Alagoas, Verônica Guedes, o Curso sobre Técnicas Avançadas de Imunohematologia representou mais um investimento na qualificação dos técnicos que atuam nas unidades públicas de hemoterapia do Estado.
“O nosso foco é a excelência e, por isso, o Hemoal, Hemoar, a UCT de Coruripe e as Agências Transfusionais dos hospitais públicos alagoanos são sinônimos de eficiência, agilidade e qualidade no atendimento aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] alagoanos”, salientou.
Verônica Guedes evidenciou que a capacitação representou mais uma ação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, desenvolvida pela Assessoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Hemorrede Pública de Alagoas.
“Não basta apenas dispormos dos equipamentos mais modernos do mercado. É necessário qualificarmos permanentemente nossos colaboradores, já que o trabalho desempenhado por eles fazem de nossos serviços os mais respeitados do serviço público alagoano, sempre primando por salvar a vida daqueles que necessitam de transfusões sanguíneas”, frisou a diretora da Hemorrede alagoana.