Geral

Fiep recebe especialistas para discutir mercado de energia elétrica

27/05/2015
Fiep recebe especialistas para discutir mercado de energia elétrica

energia eletrica lampadaEm 28 países pesquisados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o preço da energia subiu mais de 100% da média mundial. A cada ano o Brasil vem sentindo o duro impacto desses sucessivos aumentos, se tornando um dos principais insumos do setor produtivo. Para discutir política e planejamento do setor elétrico e apresentar as alternativas que o mercado oferece para minimizar os impactos negativos desses altos custos, a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) promove, no dia 16 de junho, na Casa da Indústria, o III Seminário Fiepe sobre Mercado de Energia.
“Este ano, o Seminário reveste-se de particular importância para todos os brasileiros. Ninguém desconhece que o País vive grave crise energética e a indústria sofre as mais sérias consequências, arcando com onerosos custos a partir da geração da energia. No Nordeste o problema é ainda maior. As reservas hídricas estão ficando exauridas e não temos fontes seguras permanentes para atender às crescentes necessidades”, explica o presidente em exercício da Fiepe, Ricardo Essinger, que também preside o Conselho Temático Permanente de Infraestrutura da Federação.
A discussão põe em pauta, o risco de um novo período de insuficiência da oferta no País; os elevados custos econômicos com as novas tarifas de energia elétrica; o sistema de bandeiras tarifárias; a eficiência energética na indústria; a construção de fontes de geração de energia competitivas, renováveis e de baixa emissão de carbono, como eólicas, biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, usinas nucleares e de gás natural; e a comercialização de energia no mercado livre, onde o consumidor pode escolher de quem quer comprar a energia.
“Em um momento de crise no setor elétrico brasileiro que inicia com a redução da geração hidráulica e eleva as tarifas para o consumidor, o Seminário é uma excelente oportunidade para entender o que está acontecendo e quais são as alternativas para minimizar os impactos para a Indústria, Comércio, e demais consumidores”, explicou Conceição Cavalcanti, da C&T Assessoria e Gestão de Energia, co-realizadora do Seminário.
Entre os palestrantes e expositores, estarão representantes do Operador do Sistema Elétrico, da Empresa de Pesquisa Energética, da Chesf, Celpe, Queiroz Galvão Energia, e pela primeira vez haverá apresentação de conferencista internacional, que permitirá uma visão mundial da indústria de energia elétrica. Eduardo Casilda Weissen, executivo espanhol da KACO New Energy, falará sobre geração híbrida: diesel e solar.
Com a experiência, os participantes poderão entender melhor as oportunidades de investimento e a evolução da regulamentação do setor, com intuito de reduzir custos e ser competitivo, além de compreender o funcionamento da oferta e da demanda entre os órgãos setoriais competentes e a indústria. Conheça a programação completa do seminário no www.fiepe.org.br. O evento tem o apoio do Sebrae e é patrocinado pela Celpe, Queiroz Galvão Energia, Tradener e CPFL Brasil.

Serviço – III SEMINÁRIO FIEPE SOBRE MERCADO DE ENERGIA ELÉTRICA
Local: FIEPE – Casa da Indústria – Santo Amaro
Data: 16 de junho
Horário: 8h30 às 18h30
Inscrições:  www.fiepe.org.br ou 3412 8400