Geral

Estudantes da rede estadual de Arapiraca recebem orientações sobre saúde

23/05/2015
Estudantes da rede estadual de Arapiraca recebem orientações sobre saúde
Na ocasião, alunos tiveram acesso aos serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de palestras sobre sexualidade e primeiros socorros (Foto: Valdir Rocha)

Na ocasião, alunos tiveram acesso aos serviços de aferição de pressão arterial e testes de glicemia, além de palestras sobre sexualidade e primeiros socorros (Foto: Valdir Rocha)

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca, tiveram um dia diferente nesta sexta-feira (22). No lugar das atividades tradicionais em sala de aula, eles puderam fazer exames médicos, assistir palestras sobre sexualidade, dengue e primeiros socorros e participar de uma grande mobilização de conscientização em saúde.
Consequência de parceria entre a escola e o Centro de Ensino Profissionalizante de Alagoas (Ceproal), o projeto Saúde na Escola foi realizado nos dois horários e teve como proposta difundir conhecimentos úteis para os jovens, bem como oferecer exames que detectem predisposição para o desenvolvimento de patologias como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e problemas visuais.
O projeto contou, ainda, com a participação da Prefeitura de Arapiraca, Samu, Sesc, dentre outros parceiros.

Parceria

A diretora adjunta da escola, Maria Rosa dos Santos, contou que a parceria visou facilitar aos alunos o acesso aos serviços de saúde, além de combater a evasão escolar.
“Tivemos índices altos de evasão no passado e pensamos em um projeto que trouxesse novas dinâmicas para os nossos jovens. Esta parceria com o Ceproal e demais órgãos foi perfeita, pois proporcionou um dia diferente para a escola e facilitou o acesso a exames de saúde para nossos estudantes”, destacou.
Para a equipe do Ceproal, a atividade propiciou uma vivência prática para os estudantes do curso de Enfermagem do Centro, que puderam exercer tudo o que aprenderam em sala de aula.
“A Enfermagem é uma profissão que demanda muito contato humano e hoje nossos alunos tiveram uma experiência prévia de como será seu dia a dia profissional”, observou o coordenador do curso de Enfermagem do Centro, Edsilvio Barbosa.
Após passar pela triagem dos profissionais de saúde, os alunos também receberam orientações sobre os eventuais problemas detectados.
“Caso sejam identificadas patologias em potencial entre os estudantes, encaminharemos este pré-diagnóstico à escola, que deve contactar os pais para que busquem a ajuda médica necessária”, frisou a diretora administrativa do Ceproal, Maria Graciene Alves.

Boa iniciativa

Participativos, os alunos aprovaram a iniciativa do evento. “Fiz exames de pressão e glicemia e também participei da aula de zumba que tivemos no início do evento. Espero que a gente tenha outros dias assim na escola”, disse a aluna do 1º ano do Ensino Médio, Thelry Alves.
A estudante Virna Carla, matriculada no 3º ano do Ensino Médio, também se mostrou entusiasmada com o projeto. “Foi uma oportunidade de termos acesso a serviços de saúde e também obtermos novas informações sobre temas que achávamos conhecer bem”, afirmou.