Geral

Estratégias de melhorias dos indicadores de saúde começam a ser planejadas

14/05/2015
Estratégias de melhorias dos indicadores de saúde começam a ser planejadas
Em reuniões como esta são traçadas metas e prazos para o alcance de índices melhores. (Foto: Olival Santos)

Em reuniões como esta são traçadas metas e prazos para o alcance de índices melhores. (Foto: Olival Santos)

Os indicadores de saúde em Alagoas foram analisados, nesta quarta-feira (13), durante um encontro que reuniu a secretária adjunta de Estado da Saúde, Rosimeire Rodrigues, superintendentes, diretores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O encontro apresentou os dados referentes à assistência de saúde no Estado, que serão utilizados para planejar ações que qualifiquem os indicadores.
Rosimeire Rodrigus salientou que o encontro é importante para alinhar as políticas públicas do órgão e para a identificação de desafios da gestão e pactuações interregionais de ações de saúde.
De acordo com Herberth Charles, diretor de Análise de Situação de Saúde, a grande chave para o melhoramento dos indicadores é a capacidade de interpretação e análise técnica dos números. “A análise técnica de dados é primordial para o avanço da assistência no Sistema Único de Saúde, auxiliando também no planejamento e implementação de políticas públicas”, disse o diretor.
Ele lembrou que, através do estudo dos indicadores, pode-se articular metas e responsabilidades regionais com os gestores estaduais e municipais. “Ao identificar as fragilidades regionais, o Estado pode oferecer auxílio e garantir o avanço regional e estadual dos índices”, explicou Herberth Charles.
Outro ponto importante é o fornecimento de informações técnicas para os gestores municipais. “Com a apuração técnica, os administradores da saúde podem construir políticas e deliberar ações voltadas para o enfrentamento de questões prioritárias e também para a adoção de medidas capazes de evoluir a assistência de forma sistemática e continua”, destacou Herberth Charles.