Geral

Estado reforça ações no semiárido para abastecimento de água no período da seca

23/05/2015
Estado reforça ações no semiárido para abastecimento de água no período da seca
Perfuração de poços é uma medidas prioritárias adotadas pelo Estado para os municípios que estão passando por deficiências no abastecimento de água no período da estiagem (Foto: Divulgação)

Perfuração de poços é uma medidas prioritárias adotadas pelo Estado para os municípios que estão passando por deficiências no abastecimento de água no período da estiagem (Foto: Divulgação)

Representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) participaram na quinta-feira (21) de uma reunião pública no plenário da Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, no Sertão.
Durante o encontro, o secretário adjunto da Semarh, Edilson Ramos, apresentou as ações da secretaria que estão sendo implantadas visando o fortalecimento e preservação de nascentes, corpos d’água, perfuração de poços para o abastecimento de água coletivo e atuação do Programa Água Doce (PAD). Ele destacou os benefícios do Canal do Sertão para as famílias do semiárido.
“Em um período complicado em decorrência da seca, a Semarh disponibiliza programas para que as famílias residentes no Agreste e Sertão não fiquem desamparadas. A perfuração de poços é um exemplo a ser citado porque o estado cedeu uma máquina perfuratriz, prioritariamente, para os municípios que estão passando por deficiências no abastecimento de água no período da estiagem”, informou Edilson Ramos durante a reunião pública.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, destacou o trabalho de aproximação do governo estadual com a população. Ayres informou que Executivo está empenhado em construir o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS) com a finalidade de encerrar as atividades dos lixões em Alagoas.
Em um segundo momento, o secretário de Meio Ambiente reforçou a importância de os municípios aderirem ao programa de coleta seletiva, lançado em março pela Semarh. “A coleta contribui efetivamente para a separação e destinação correta dos resíduos sólidos”, disse o secretário.

Colaboração

O Instituto do Meio Ambiente também esclareceu dúvidas da população. Uma equipe do IMA mostrou os procedimentos necessários sobre licenciamento ambiental e o Cadastro Ambiental Rural (CAR), mecanismo fundamental para todos os proprietários de imóveis rurais, que serve como ferramenta para a identificação, por exemplo, das Áreas de Preservação Permanente e áreas consolidadas existentes nas propriedades.
O diretor técnico do Instituto, Ricardo Freitas, o geólogo Anderson Delguingaro a engenheira florestal, Luise Andrade Amaral, apresentaram conteúdos voltados para as famílias que retiram seu sustento das propriedades rurais.
Além da Semarh e do IMA, participaram do evento representantes de seis Câmaras de Vereadores da região sertaneja; 21 municípios, com 11 prefeitos presentes; 22 associações comunitárias; organizações não governamentais; empresários; consórcios públicos e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.