Geral

Estado realiza vacinação assistida em União dos Palmares

22/05/2015
Estado realiza vacinação assistida em União dos Palmares
Prazo da primeira etapa de vacinação termina no próximo dia 31. (Foto: Ascom Adeal)

Prazo da primeira etapa de vacinação termina no próximo dia 31. (Foto: Ascom Adeal)

Com a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa chegando em sua reta final, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), por meio da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), realizou a vacinação assistida de animais no município de União dos Palmares.
A ação de campo, acompanhada pelo corpo técnico do órgão de defesa estadual e da Superintendência Federal da Agricultura em Alagoas (SFA/AL), foi realizada na fazenda Mão Direita, reunindo criadores e diretores da Seapa, Adeal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
“O propósito desta ação é estimular o criador a vacinar. Eles têm até o dia 31 deste mês para imunizar o rebanho e declarar, logo em seguida, em qualquer escritório da Adeal evitando as filas de última hora”, declarou o diretor presidente da Adeal, Marcelo Lima.
A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2015, teve início em 1º de maio e prossegue até o próximo dia 31. A meta da Adeal é vacinar todo o rebanho de bovinos e bubalinos de Alagoas, o que representa, aproximadamente, a 1,2 milhão de animais.
“O Ministério da Agricultura tem a Adeal como um parceiro importante, acompanhando as ações que resultaram na conquista da zona livre internacional da febre aftosa com vacinação o que representou um avanço para a pecuária e para a economia do Estado”, declarou o superintende federal da Agricultura em Alagoas, Alay Correia.
Na última etapa de vacinação, realizada em novembro passado, foi obtida uma cobertura de 96% do rebanho do Estado. Todos os 102 municípios do Estado superaram o índice mínimo exigido pelo Mapa que é de 80% de cobertura, ultrapassando os 90%.
“Esta iniciativa da Adeal é importante. O criador tem que fazer a parte dele, vacinando os animais e mantendo o rebanho sadio. A preocupação não deve ser restrita apenas a aftosa, mas para todas as demais doenças. Só conseguiremos avançar com a união de forças”, afirmou o pecuarista José Machado.

Reconhecimento

A condição sanitária foi atestada por 178 países integrantes da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), durante a 82ª Seção Geral da Assembleia de Delegados realizada em maio do ano passado, em Paris.
A OIE confirmou a sanidade do rebanho alagoano e declarou erradicada a febre aftosa também nos Estados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e parte do Pará.