Geral

Estado faz doação de 24 mil alevinos a produtores rurais de Mar Vermelho

18/05/2015
Estado faz doação de 24 mil alevinos a produtores rurais de Mar Vermelho
Os alevinos foram produzidos no Núcleo de Piscicultura da Seapa, em Xingó, e beneficiaram 41 famílias de Mar Vermelho (Foto: Abides Oliveira)

Os alevinos foram produzidos no Núcleo de Piscicultura da Seapa, em Xingó, e beneficiaram 41 famílias de Mar Vermelho (Foto: Abides Oliveira)

Produtores rurais do município de Mar Vermelho foram contemplados com a doação, pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, de 24 mil alevinos da espécie tilápia e de dois mil pintos. A iniciativa beneficou 80 produtores e marcou o Dia de Campo, promovido pela prefeitura local, no sábado, no Centro Integrado Deputado Hermann Almeida, no Sítio Barriguda, zona rural do município.
Os alevinos doados foram produzidos no Núcleo de Piscicultura da Seapa, em Xingó, e beneficiaram 41 famílias de Mar Vermelho.
O Dia de Campo contou com a presença de 80 produtores do setor leiteiro do município, que participaram de palestra sobre manutenção e higiene de tanques de resfriamento, compostagem, recuperação de nascentes, consultoria em melhoramento genético e projeto Sertão Empreendedor.
“Essa é uma primeira ação do município, voltada para o produtor de leite, pois temos uma pequena bacia leiteira e queremos fortalecer o setor. Mas outros eventos de fortalecimento da agropecuária de Mar Vermelho serão realizados”, informou a prefeita Luciana Almeida.
O secretário de secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, representou o governador Renan Filho no evento. “O governo do Estado e a secretaria estão empenhados em trabalhar em prol da agricultura e pecuária de Alagoas. E o trabalho em Mar Vermelho não para por aqui. Vamos fazer mais doações de alevinos, garantir assistência ao produtor rural local e também participar das recuperações de nascentes e matas ciliares junto com a Semarh [Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]”.
O produtor rural Jessé Ferreira de Oliveira trabalha há 40 anos no setor e avaliou o Dia de Campo como um começo para fortalecer a agropecuária local. “Esta iniciativa vai melhorar a capacitação de cada produtor e contribuir para o fortalecimento de seu trabalho e produção”.
O evento contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Alexandre Ayres, do presidente da Federação de Agricultura do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, do superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alay Correia, e do gerente adjunto da Unidade de Atendimento de Agronegócios do Sebrae, Marcos Fontes.