Geral

Estado de Alagoas mostra potencial de sua piscicultura em São Paulo

25/05/2015
Estado de Alagoas mostra potencial de sua piscicultura em São Paulo
Exemplo de Alagoas pode servir para demais experiências no país. (Foto: Divulgação)

Exemplo de Alagoas pode servir para demais experiências no país. (Foto: Divulgação)

A piscicultura alagoana foi um dos destaques do III Encontro de Piscicultura, realizado, no fim de semana, no Parque Francisco Rizzo, em Embu das Artes (SP). O evento teve a participação de especialistas brasileiros e estrangeiros, que debateram assuntos voltados para o setor, como educação ambiental, pesca esportiva e geração de renda.
O secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, representou o governador Renan Filho no encontro e avaliou o momento atual da piscicultura alagoana. “A determinação e o empenho do governado do Estado é investir no setor, qualificar o produtor e assim aumentar e melhorar a produção local”, explicou.
Depois de duas edições na capital paulista, o evento aconteceu pela primeira vez na cidade de Embu das Artes e é promovido pelo Grupo Amigos do Pirarucu, em parceria com a prefeitura local, por meio da Secretaria de Turismo.
O técnico da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), Edson Maruta, proferiu palestra sobre o setor em Alagoas com o tema “A potencialidade aquícola do Semiárido alagoano com o advento do Canal do Sertão”.
Uma das ênfases da fala de Edson Maruta foi à integração da piscicultura empresarial com a pesca artesanal e a perenização das bacias hidrográficas a jusantes do Canal do Sertão.
Na programação ainda foram debatidos assuntos sobre produção de piscicultura intensiva, criação de pirarucu, produção de alimentos e conservação d’água e manejo alimentar de peixes em pesque-pague.
O encontro teve a participação do prefeito de Embu das Artes, Chico Brito; do representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Jackson Pinelli; do vice-consul do Japão em São Paulo, Takeshi Aihar; do presidente do Grupo Amigos do Pirarucu, Yasuyuki Hirasaki; e de Vicente Murakami, da Agência Japonesa de Cooperação Internacional.