Geral

Entidades alagoanas promovem Semana do Assistente Social

09/05/2015
Entidades alagoanas promovem Semana do Assistente Social

  Semana do Assistente Social  Profissionais do Serviço Social discutirão questões importantes para a categoria na Semana do Assistente Social de Alagoas, que terá atividades no Maceió Atlantic Suítes, na capital alagoana, nos dias 13 e 15, e no Planetário de Arapiraca, no dia 14. O evento realizado conjuntamente por entidades locais e nacionais é alusivo ao Dia do/a Assistente Social, celebrado em 15 de maio.
As inscrições para estudantes já foram encerradas devido à grande procura, mas os/as assistentes sociais ainda podem se inscrever gratuitamente nas atividades.  A presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS/AL), Analice Dantas, explica que o evento faz parte de uma série de ações que estão sendo realizadas durante todo o mês de maio.
“Estamos comemorando o dia do/a Assistente Social em Alagoas, colocando em visibilidade as pautas e reivindicações da categoria e a defesa das Políticas Públicas em Alagoas. Para tanto, estamos convocando estudantes e profissionais do Serviço Social para um mês de luta, mobilizações e reflexão sobre a profissão e nossas condições de trabalho”, explica a conselheira presidente.
A Semana do/a Assistente Social terá três seminários temáticos, sendo dois em Maceió e um em Arapiraca. Ambos contarão com mesas, conferências e outras formas de debates. Além dessas atividades formativas, que serão apresentadas por profissionais de Alagoas e de outras partes do país, o evento também tem em sua programação a cerimônia de posse da nova gestão do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Alagoas (SASEAL), assim como o lançamento da revista dessa instituição, no dia 15.
No Maceió Atlantic Suítes, localizado no bairro de Jatiúca, em Maceió, o evento começa às 8h. Em Arapiraca, as atividades terão início às 9h, no Planetário situado nas imediações do Lago da Perucaba. O formulário digital de inscrição e a programação do evento estão disponíveis no site cress16.org.br.

Mês de Mobilizações

Anualmente, o Conselho Federal dos Assistentes Sociais (CFESS) e os CRESS realizam a campanha do Dia do Assistente Social, que em 2015 se amplia em Alagoas, transformando-se no Mês de Luta e Mobilizações em Defesa do Serviço Social e das Políticas Públicas, conjunto de atividades do qual a Semana do/a Assistente Social faz parte.  Um ato público e uma ampla agenda proativa de debate com o Poder Executivo, a nível municipal e estadual, também estão na programação deste mês de luta.
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), a Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e as Faculdades de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas de Maceió e Palmeira dos Índios, junto ao CRESS/AL e ao SASEAL, são as entidades organizadoras dessas atividades, que contam ainda com o apoio do CFESS, da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (SEADES) e dos cursos de Serviço Social da UNIT/Maceió, da FRM/Maceió, do IESC/Arapiraca e do CESMAC/Maceió.