Geral

Educação promove palestras sobre diversidade e meio ambiente

30/05/2015
Educação promove palestras sobre diversidade e meio ambiente
Evento reuniu alunos e professores das escolas públicas da região (Foto: Valdir Rocha)

Evento reuniu alunos e professores das escolas públicas da região (Foto: Valdir Rocha)

Durante o primeiro dia do Governo Presente, a Secretaria de Estado da Educação realizou também uma série de palestras sobre diversidade e meio ambiente, no auditório da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), no Centro de Arapiraca.
O evento reuniu alunos e professores das escolas públicas da região. Na parte da manhã, a palestra ministrada pelo professor Alessandro Santos teve como tema as relações étnico-raciais. Segundo o educador, a questão do racismo tem que ser encarada pela sociedade com muita responsabilidade.
“As ideais racistas e preconceituosas, muitas vezes, são passadas para o público, principalmente para a juventude, de forma subliminar, por meio dos anúncios publicitários, nas novelas, nos filmes e até nos noticiários da televisão. Por isso, temos que ter muita atenção no que estamos consumindo, no que estamos vendo, ouvindo e lendo. Uma ideia preconceituosa pode entrar na nossa cabeça sem que a gente se dê conta”, afirmou o estudioso.
Para o professor Alessandro, somente um bom nível de conscientização pode livrar o cidadão comum, em especial o jovem, a conceber ideais
preconceituosas.

Respeito à natureza

Na parte da tarde, foi ministrada uma palestra sobre Educação Ambiental pela professora e técnica da Secretaria de Estado da Educação, Célia Viana de Oliveira.
“O objetivo dessas palestras é conscientizar a juventude quanto à importância dos cuidados que devemos ter com a natureza. Procuramos passar para os jovens que o futuro do nosso planeta está em nossas mãos, depende muito de nós”, resumiu a educadora.