Geral

Educação lança edital para escolas em tempo integral durante ação no Agreste

28/05/2015
Educação lança edital para escolas em tempo integral durante ação no Agreste
O projeto de implantação do tempo integral nas escolas da rede estadual teve início em março deste ano a partir da Escola Estadual Marcos Antônio, no conjunto Benedito Bentes, que servirá de referência para os projetos que serão desenvolvidas nas outras 13 instituições (Fotos: Valdir Rocha)

O projeto de implantação do tempo integral nas escolas da rede estadual teve início em março deste ano a partir da Escola Estadual Marcos Antônio, no conjunto Benedito Bentes, que servirá de referência para os projetos que serão desenvolvidas nas outras 13 instituições (Fotos: Valdir Rocha)

Destaque no Ministério da Educação (MEC) por seus projetos de educação integral desde 2013, Arapiraca foi escolhida pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para sediar o lançamento do edital das escolas de tempo integral na rede pública estadual. O evento ocorre às 17h, no Centro de Referência Integrada de Arapiraca (Cria), no bairro Santa Edwirges, com presença do governador Renan Filho e do secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.
No mesmo horário, também haverá o lançamento do sistema de gestão pedagógica Alagoas Mobiliza. As ações integram a programação do Governo Presente, evento que mobilizará diversas secretarias e órgãos estaduais para a prestação de serviço à população da cidade agrestina.

Tempo Integral

De acordo com o diretor de Educação Básica da SEE, Ricardo Lisboa, o edital prevê que, até 2016, as 13 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) sejam contempladas com uma escola de tempo integral.
“O processo seletivo prevê etapas diversas, dentre as quais a apresentação da proposta de implantação do tempo integral pelas coordenadorias e equipes gestoras das escolas. Nestas propostas, será necessária a opção entre duas modalidades: a oferta de ensino médio regular articulado à educação profissional e tecnológica ou ensino médio regular com jornada ampliada por atividades complementares, a exemplo de projetos de iniciação científica, esportes, atividades culturais,” explica Ricardo Lisboa.
Segundo o edital, o processo se dará nas seguintes etapas: no período de 29 de maio a 10 de junho, as escolas interessadas em aderir ao sistema se credenciam junto à CRE. Cada coordenadoria selecionará três unidades de ensino e estas deverão submeter suas propostas na coordenadoria no período de 10 de junho a 10 de julho.
A propostas serão analisadas por uma comissão da SEE de 10 a 22 de julho e, até o final deste mês, haverá a divulgação das 13 escolas que implantarão o sistema até 2016.
O projeto de implantação do tempo integral nas escolas da rede estadual teve início em março deste ano a partir da Escola Estadual Marcos Antônio, no conjunto Benedito Bentes, que oferece ensino médio regular articulado à educação profissional e tecnológica. A unidade servirá de referência para os projetos que serão desenvolvidas nas outras 13 escolas.

Alagoas Mobiliza

Já o Sistema Alagoas Mobiliza, desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), será uma ferramenta online para acompanhamento da gestão pedagógica. Integrando Administração Central, CREs, escolas e docentes das redes públicas, o instrumento atuará como uma rede de aprendizagem colaborativa promovida por um Banco de Sequência Didática (BSD) construído e utilizado por docentes destas redes.
“O sistema permitirá uma articulação entre as redes públicas de ensino de Alagoas, desencadeando uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade da gestão pedagógica das escolas de Alagoas”, explica Ricardo Lisboa.

Programação

Além do lançamento do edital das escolas de tempo integral e do Sistema Alagoas Mobiliza, a SEE promoverá diversas atividades durante o Governo Presente em Arapiraca. Das 9h às 12h e das 14h às 18h, no Cria, serão realizados, respectivamente, seminários sobre sobre conselhos e gestão escolar. Neste mesmo horário, também será disponibilizado aos visitantes um balcão de informações acerca do Sistema Estadual de Educação e vida funcional.
No Planetário de Arapiraca, no Lago da Perucaba, serão promovidas atividades de contação de histórias, distribuição de livros paradidáticos e dicionários e oficinas literárias. Já no auditório da 5ªCRE, no centro da cidade, haverá oficinas sobre o projeto A Cor da Cultura das 9h às 12h e de educação ambiental das 14h às 18h.