Geral

Educação discute formação para educadores quilombolas no Sertão

25/05/2015
Educação discute formação para educadores quilombolas no Sertão
Segundo o técnico pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, professor Zezito de Araújo, Alagoas possui 107 comunidades quilombolas localizadas na zona rural de 34 municípios (Foto: Valdir Rocha)

Segundo o técnico pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, professor Zezito de Araújo, Alagoas possui 107 comunidades quilombolas localizadas na zona rural de 34 municípios (Foto: Valdir Rocha)

A qualidade do ensino público ofertado às comunidades quilombolas será tema de reunião que a Secretaria de Estado da Educação promoverá com secretários municipais de Educação e educadores de municípios do Sertão nas próximas quarta (27) e quinta-feira (28), em Olho d’Água das Flores.
A ação é uma iniciativa da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) do órgão, por meio da Gerência de Diversidades (Gediv), em parceria com os municípios envolvidos, como determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ao todo, serão atendidas 22 comunidades quilombolas da região.
A reunião com os secretários está marcada para quarta-feira (27) na Casa de Cultura de Olho D’Água das Flores. Segundo o técnico pedagógico da Gediv, professor Zezito Araújo, além de Olho D’Água das Flores – que conta com três comunidades quilombolas –, foram convidados os secretários municipais dos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas, Palestina, Carneiros, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira.
Já na próxima quinta (28), também na cidade de Olho D’Água das Flores, coordenadores pedagógicos, professores e lideranças locais dos sete municípios estarão reunidos com representantes da Secretaria de Estado da Educação para a elaboração e construção da IV Formação de Educação Escolar.
A atividade cumpre as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Escolar Quilombola e visa discutir estratégias e práticas para a melhoria do ensino ofertado a essas comunidades.
O professor Zezito informou que Alagoas possui 107 comunidades quilombolas localizadas na zona rural de 34 municípios alagoanos.
“Estamos iniciando essa formação com os gestores municipais e educacionais das comunidades quilombolas do Sertão, mas as outras regiões também passarão por esse processo”, revelou.

Confira abaixo a agenda das reuniões da Secretaria da Educação com as comunidades quilombolas do sertão:

27 de maio, 14h – Reunião com secretários de educação e coordenadores de educação dos municípios de Carneiros, Delmiro Gouveia, Olho D’Água das Flores (sede), Palestina, Piranhas, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira.

28 de maio, 9h – Elaboração e construção da IV Formação de Educação Escolar Quilombola com coordenadores, professores e lideranças quilombolas.