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Diocese de Palmeira dos Índios celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais

18/05/2015
Diocese de Palmeira dos Índios celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais
Missa foi celebrada pelo bispo Diocesano, dom Dulcênio Gomes de Matos (Foto: Cinara Correa)

Missa foi celebrada pelo bispo Diocesano, dom Dulcênio Gomes de Matos (Foto: Cinara Correa)

A Diocese de Palmeira dos Índios e as igrejas do mundo inteiro comemoraram, domingo, o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema ‘Comunicar a Família, ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor’. A Missa foi coordenada pela Pastoral da Comunicação, sob a responsabilidade do padre Leandro Marques. O objetivo da celebração foi promover a unidade e a vivência da fraternidade entre a Igreja e os meios de comunicação.
A Missa foi celebrada pelo bispo Diocesano, dom Dulcênio Gomes de Matos, na Matriz de Nossa Senhora do Amparo.
Esta celebração é o único Dia Mundial estabelecido pelo Concílio Vaticano II e tem como objetivo chamar a atenção para o complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social existentes atualmente.

(Foto: Cinara Correa)

(Foto: Cinara Correa)

No dia 7 de Maio de 1967, o Papa Paulo VI foi o primeiro a comemorar o Dia Mundial das Comunicações. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica. Desde então, vem sendo celebrada em muitos países no domingo que antecede a Festa de Pentecostes. A mensagem do Papa para a ocasião é publicada, tradicionalmente, no dia 24 de janeiro, festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

Mensagem do Papa Francisco

O Pontífice trata das famílias e suas mudanças culturais, ressaltando os seus diversos aspectos e seu envolvimento com a comunicação.
Um dos destaques foi a colocação de Francisco, na qual aponta a família como “ventre” maternal das pessoas nesse mundo, onde é possível ter a experiência do encontro das diferenças na gratuidade do amor.
“Diferenças de gêneros e de gerações, que comunicam, antes de mais nada, acolhendo-se mutuamente, porque existe um vínculo entre elas”.
A mensagem também expõe a forma como os meios de comunicação social falam da família. Muitas vezes, apresentam-na como um modelo abstrato a aceitar ou rejeitar, e não como uma realidade concreta a ser vivida.