Geral

Dia do Meio Ambiente leva atividades educativas para a praia de Pajuçara

28/05/2015
Dia do Meio Ambiente leva atividades educativas para a praia de Pajuçara
Programação conta com oficinas de reciclagem, exposições, jogos educativos, apresentações culturais com fanfarra, zumba, guerreiro e dança afro (Foto: Arquivo Secom)

Programação conta com oficinas de reciclagem, exposições, jogos educativos, apresentações culturais com fanfarra, zumba, guerreiro e dança afro (Foto: Arquivo Secom)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) comemora no próximo domingo (31) o Dia Mundial do Meio Ambiente, das 9h às 14h, na praia de Pajuçara. A programação do evento é uma organização da Semarh, por meio da Superintendência do Meio Ambiente (SMA) em conjunto com o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).
A proposta do evento é reforçar os conceitos da educação ambiental, principalmente, ao priorizar as crianças – público alvo das ações disponibilizadas na tenda armada na orla de Pajuçara.
Após diversas reuniões com entidades e instituições em busca de parcerias, ficou definido que haverá oficinas de reciclagem, exposições, jogos educativos, apresentações culturais com fanfarra, zumba, guerreiro e dança afro.
De acordo com a educadora ambiental da Semarh, Jane Costa, o trabalho está direcionado às crianças para que elas sejam multiplicadoras de conhecimento com as suas famílias. No entanto, outras ações também estão inseridas na programação do Dia Mundial do Meio Ambiente.
“Em conjunto com as instituições e entidades que participam deste evento, estaremos distribuindo hipoclorito de sódio, que serve para lavar verduras e coletando eletroeletrônico de pequeno porte. O estande contará ainda com um pequeno laboratório de tratamento de água”, acrescentou Jane Costa.
O secretário de Estado Meio Ambiente, Alexandre Ayres, estará presente durante o evento e ressalta a importância de o governo continuar com a política de preservação ambiental.
“Incentivar a educação ambiental para as crianças é um bom exemplo. O governo tem como prioridade ampliar o acesso das pessoas à educação e a Semarh tem durecionado as suas ações para esta política. Durante a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente é importante que as crianças aprendam o quanto é essencial reciclagem, o não desperdício de água e a preservação do meio ambiente. Temos certeza que esta lição elas jamais irão esquecer”, afirmou o secretário Alexandre Ayres.
No site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos está disponível uma banner com a programação completa.

A data

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente e passou a ser comemorado no dia 05 de junho. Esta data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização da conferência, tem a finalidade de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.