Geral

Curso de inseminação artificial em bovinos é oportunidade para melhorar rebanho

18/05/2015
Curso de inseminação artificial em bovinos é oportunidade para melhorar rebanho
Estado pretende melhorar a qualidade genética do rebanho alagoano. (Foto: Abides de Oliveira)

Estado pretende melhorar a qualidade genética do rebanho alagoano. (Foto: Abides de Oliveira)

O produtor rural João Batista dos Santos, de Junqueiro, trabalha há 30 anos com bovinos, sempre quis melhorar o seu rebanho e a oportunidade surgiu com o curso de inseminação artificial, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.
“A curiosidade de aprender, de melhorar o rebanho e também de ajudar os vizinhos me trouxe até o curso. Sempre tive gado, mas nunca consegui uma qualidade melhor. Agora, poderei mudar essa realidade”, afirmou João Batista dos Santos, dono de uma pequena propriedade em Junqueiro.
Nos cinco dias de estudos, os produtores rurais foram capacitados em teoria sobre a inseminação artificial; vantagens do processo; apresentação e manuseio dos materiais usados; manejo de botijão; reconhecimento do pré-cio e cio; estudo do aparelho reprodutivo da fêmea bovina em manequins; aulas práticas no botijão com nitrogênio e de inseminação em vacas.
“Estou me reciclando, pois fiz o curso pela primeira vez há oito anos. Na região, se você não melhora a genética, o seu rebanho fica para trás. A capacitação faz a gente avançar muito. O governo está de parabéns com essa iniciativa”, disse o produtor rural de Batalha, Everaldo Vieira Júnior.
Este é o segundo curso promovido em 2015 pelo Governo de Alagoas. Nesta etapa, foram capacitados 13 produtores rurais de Chã Preta, Batalha, Junqueiro, Penedo, Major Izidoro, Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens e Maceió.
O secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, reforçou a importância do projeto para o fortalecimento do médio e pequeno produtores alagoanos. “É uma das metas do governador Renan Filho trabalhar para o desenvolvimento e crescimento do setor”, reforçou Vasconcelos.
Os participantes plantaram 20 mudas de craibeira, árvore-símbolo de Alagoas, no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha.
O projeto faz parte das ações do Programa Pró-Leite e é uma realização da Seapa, Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A próxima capacitação será realizada no mês de junho.
Mais informações e inscrição com o diretor de Unidades Avançadas da Seapa, Alexandre Loureiro: 8876-7254 / 3315-3665.