Geral

Consulta pública do Plano de Educação mobiliza professores e pais de alunos

23/05/2015
Consulta pública do Plano de Educação mobiliza professores e pais de alunos
Consultas permitem que comunidade escolar opine e participe. (Foto: Davi Salsa)

Consultas permitem que comunidade escolar opine e participe. (Foto: Davi Salsa)

Como parte da programação iniciada, há uma semana, em todas as regiões de Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação (SEE), com apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), está coordenando, nesta sexta-feira (22), na cidade de Arapiraca, mais uma consulta pública para elaboração dos Planos Municipais e Estadual de Educação. O evento está sendo realizado no Ginásio de Esportes Professor Zezinho Nascimento, na Escola de Tempo Integral Professor Benildo Medeiros, localizada no bairro Primavera.
A coordenadora da rede de apoio técnico da Sase/MEC em Alagoas, Ana Márcia Cardoso, participou da abertura dos trabalhos, que também contaram com a presença da secretária municipal de Educação, Gorete Queiroz; da representante da Câmara Municipal, vereadora e professora Graça Lisboa, bem como de centenas de educadores, alunos e pais de alunos.
“Por meio de uma parceria com Ministério da Educação, Undime e secretarias municipais de Educação, estamos mobilizando todos os municípios para a conclusão de seus planos, de forma a avaliar o cenário atual, mas também planejando o que se almeja para a educação nos próximos dez anos”, esclareceu Ana Márcia Cardoso.
Ela revelou que o plano está com respaldo na Lei 13005/14 e tem 20 metas principais, incluindo a adoção de, pelo menos, 50% de escolas em tempo integral nas redes, formar mais de 95% dos alunos no Ensino Fundamental na idade recomendada, reverter os indicadores de distorção idade-série, alfabetizar crianças na idade certa até os oito anos de idade.
“O município de Arapiraca está de parabéns, porque já conta com dez escolas em tempo integral, entre outros espaços de educação e incentivo à leitura e valorização dos jovens e capacitação dos educadores”, salientou Ana Márcia Cardoso, adiantando que as próximas consultas públicas serão realizadas no dia 28 deste mês de maio, nas cidades de São Luiz do Quitunde e Taquarana.