Geral

Construção dos planos municipais de Educação ganha impulso

20/05/2015
Construção dos planos municipais de Educação ganha impulso
Passo a passo na construção do plano nos municípios está sendo acompanhado. (Foto: Valdir Rocha)

Passo a passo na construção do plano nos municípios está sendo acompanhado. (Foto: Valdir Rocha)

Com a missão de planejar a educação municipal para uma década, secretários de Educação e técnicos pedagógicos das regiões Norte, Metropolitana e Zona da Mata alagoana reuniram-se, nesta terça-feira (19), no auditório do Tribunal de Contas, no bairro do Farol, para apresentarem e discutirem seus respectivos Planos Municipais Educação (PME), os quais devem ser finalizados e apresentados até o final de junho. Encontro similar também será realizado em Arapiraca no dia 21, às 8h30, no auditório do Lago da Perucaba.
O seminário é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime – AL). Na ocasião, os municípios expuseram como está a mobilização de suas redes educacionais para a construção do documento.
Em Marechal Deodoro, por exemplo, o documento-base já foi concluído. A secretária de Educação do município, Flávia Souza, conta que já existem dois eventos programados para a discussão do plano: a Conferência Municipal de Educação nos dias 28 e 29 deste mês e uma audiência pública no dia 2 de junho.
“Contamos com apoios importantes, como o Sistema S e o Ifal e conseguimos contemplar todas as metas, priorizando particularidades do nosso município, como a educação ambiental, educação patrimonial e desporto”, declara Flávia Souza.
Já o secretário Educação de Pindoba, Moises de Cerqueira, revela que este será o primeiro plano de educação elaborado pelo município.
“Priorizamos a educação infantil e até o final desta semana enviaremos o documento para a aprovação da Câmara”, adianta o secretário pindobense.
Mobilização – Presente ao evento, o coordenador geral da Diretoria de Cooperação e Planos de Educação do Ministério da Educação (Sase / MEC), Roberval Furtado, destacou a importância do momento para a construção de um documento que consolide os interesses da sociedade.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados de Alagoas na construção dos seus Planos de Educação. Além de uma Rede consolidada, que tem acelerado o processo, observamos a adesão dos municípios e a mobilização destes junto à população. Os planos precisam ser discutidos em seus territórios, visando metas e estratégias para o próximo decênio. Além de planos sancionados, o importante é que estes reflitam no avanço da educação”, afirmou Furtado.
A coordenadora da rede de apoio técnico da Sase/MEC em Alagoas, Ana Márcia Cardoso, também acredita que esta mobilização proporcionará alinhamento e avanços na elaboração ou adequação dos Planos Municipais e Estadual ao Nacional.
“Por meio de uma parceria entre Sase, Undime e secretarias municipais de Educação, estamos mobilizando todos os municípios para a conclusão de seus planos, de forma a avaliar o cenário atual, mas também planejando o que se almeja para a educação nos próximos dez anos”, avaliou Ana Márcia Cardoso.