Geral

Conselho da Mulher de São Miguel dos Campos é empossado na Câmara de Vereadores

29/05/2015
Conselho da Mulher de São Miguel dos Campos é empossado na Câmara de Vereadores
Secretária estadual Roseane Cavalcante destacou o importante papel da mulher na sociedade e o paradoxo da falta de reconhecimento do poder feminino (Foto: Ascom)

Secretária estadual Roseane Cavalcante destacou o importante papel da mulher na sociedade e o paradoxo da falta de reconhecimento do poder feminino (Foto: Ascom)

O 1º Conselho da Mulher de São Miguel dos Campos foi empossado nesta quinta-feira (28), durante audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores do município. Durante a solenidade, a secretária da Mulher, Roseane Cavalcante, Rosinha da Adefal, destacou o importante papel da mulher na sociedade e o paradoxo da falta de reconhecimento do poder feminino.
“Nós somos maioria alfabetizada, maioria nas universidades, somos mais participativas na educação dos nossos filhos, no entanto, ainda continuamos sendo discriminadas, ainda ocupamos postos inferiores ao dos homens e também temos salários menores . Precisamos ter consciência do nosso poder, para mudar essa história”, afirmou Rosinha.
Na abertura dos trabalhos a Companhia Teatral Palavras Ditas apresentou uma encenação sobre a violência contra a mulher, intitulada “Nem tudo são flores”. A promotora de Justiça Stela Cavalcanti, proferiu palestra ressaltando os avanços garantidos por meio da Lei Maria da Penha.
Segundo Stela Cavalcanti, as inovações após a lei, a exemplo do aumento da pena prevista para os crimes contra a mulher, a celeridade e efetividade na adoção de medidas protetivas e a obrigatoriedade de a vítima ser acompanhada por um advogado ou defensor, durante as audiências, são conquistas importantes para a proteção da mulher.
A promotora disse ainda que além da implantação de uma cultura de paz, são necessárias medidas como a criação de Varas Especializadas, tanto na capital quanto no interior, com competência civil e criminal, e a institucionalização de políticas públicas que contribuam para o empoderamento da mulher.
O 1º Conselho da Mulher de São Miguel dos Campos é composto de forma paritária por representantes do governo e da sociedade civil. Eleito para o próximo biênio, têm assento as Secretarias Municipais da Mulher, de Assistência Social, Infância e Juventude, Saúde, Educação e Administração.
Representam a sociedade civil, a Associação dos Deficientes Físicos de São Miguel dos Campos, Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Associação dos Moradores dos Bairros Bela Vista 1 e 2, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação Teatral Arte e Fé, e o Rotary Clube Casa da Amizade.
Dentre os presentes à solenidade, a secretária municipal da Mulher, Maria Betânia de Paula, vereadores por São Miguel, Ednaldo Vítor, José Venâncio, Diney Torres, Jalon Cabral, Jorge da Farmácia e Nailton Cavalcante e a ex-vereadora e primeira secretária da Mulher no município, Djanete Rodrigues.