Geral

Comissão acompanha complementação de saneamento em Santana do Ipanema

19/05/2015
Comissão acompanha complementação de saneamento em Santana do Ipanema
Membros da comissão estão atentos quanto a execução da obra. (Foto: Ascom Casal)

Membros da comissão estão atentos quanto a execução da obra. (Foto: Ascom Casal)

Uma comissão formada por representantes da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Santana do Ipanema está acompanhando de perto a execução das pendências existentes no sistema de esgotamento sanitário do município. O próximo encontro do grupo deve acontecer na próxima sexta-feira, 29, na cidade sertaneja.
O sistema de esgotamento sanitário de Santana do Ipanema possui várias inconsistências que impedem a plena operação por parte da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), que recebeu a obra da Prefeitura com condicionantes.
A construção, sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), demandou recursos da ordem de R$ 19 milhões, oriundos do governo federal, e foi executada pela construtora Sucesso.
A audiência pública foi convocada no Legislativo local para que a comunidade discutisse com os responsáveis pelo projeto, execução da obra e operação do sistema as responsabilidades pelas soluções dos problemas. Os representantes da Codevasf, da Casal, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e da comunidade participaram dos debates, concluindo-se pela criação da comissão de acompanhamento.
Membros da comissão, os vereadores José Vaz, Heleno Vieira da Paixão, Mário Siqueira Silva e Dora, além dos deputados Givaldo Carimbão (federal) e Carimbão Júnior (estadual), o prefeito Mário Silva e auxiliares, bem como o presidente da Câmara de Vereadores, Genildo Bezerra, estiveram na Casal, no início da semana, sendo recebidos pelo presidente Clécio Falcão e pelo vice-presidente de Gestão Operacional, Francisco Beltrão.
No encontro, foram discutidas alternativas para suprir as pendências do sistema de esgoto. Tanto na audiência pública quanto nessa reunião de Maceió, a Casal apresentou as inconsistências do sistema, elencando 33 pendências com a respectiva planilha de custos. Nova reunião deve acontecer no dia 29 de maio, em Santana do Ipanema, para evoluir as providências visando sanar as pendências.