Geral

Centenas de crianças participam de atividades de educação ambiental

30/05/2015
Centenas de crianças participam de atividades de educação ambiental
Crianças da rede pública da região Agreste assistiram apresentação de fantoches. participaram de gincanas e exposição montada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (Foto: Ascom/IMA)

Crianças da rede pública da região Agreste assistiram apresentação de fantoches. participaram de gincanas e exposição montada pelo Batalhão de Polícia Ambiental (Foto: Ascom/IMA)

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) reuniu centenas de crianças no Planetário de Arapiraca, como parte das atividades do Governo Presente, que acontece nesta sexta-feira (29) e sábado (30). Na ocaisão, as crianças participaram de brincadeiras, jogos e oficinas de educação ambiental. Além disso, na ação de peixamento realizada pelo órgão, foram inseridos 50 mil alevinos no Lago Perucaba.
Segundo informações do diretor de Desenvolvimento e Pesquisa do IMA, Pedro Normande, centenas de crianças participam das atividades. Elas são estudantes de escolas da rede pública da região do Agreste.
“Nós temos apresentação de fantoche produzido com material reciclado, tem gincana, jogos e uma exposição montada pelo Batalhão de Polícia Ambiental, que é um dos nossos parceiros nas ações”, disse.
O diretor comentou, ainda, que as crianças e familiares também puderam participar de oficina para produção de sabão com óleo usado em frituras e de oficina para produção de papel reciclado.
“A educação ambiental é uma das nossas principais frentes. Investimos nesse trabalho como estratégia de sensibilização da população para cuidar do meio ambiente”, comentou o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes.
O diretor-presidente ressaltou a importância das parcerias para a concretização das ações do órgão. Um exemplo foi a estabelecida com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), que realizou um peixamento no Lago Perucaba, onde foram inseridos 50 mil alevinos de diversas espécies.
No sábado (30), as atividades iniciam às 8h, com o plantio de 50 mudas de árvores no Bosque das Arapiracas. As plantas se juntam a outras 950 e devem fortalecer a arborização do local. As mudas – Ipês, Pata de Vaca, Saboneteiro, Mirindiba, Aroeira, Arapiraca, Pau Brasil, Ipê Branco, dentre outras – foram doadas pelo Instituto de Proteção a Mata Atlântica (IPMA).
O IMA conta, ainda, com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do município de Arapiraca, Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura e a do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos