Geral

Tênis: Brasil é bicampeão no Sul-Americano de 14 anos

10/05/2015
Tênis: Brasil é bicampeão no Sul-Americano de 14 anos

16846880813_b8ee7a0107_oO Time Correios Brasil conquistou na tarde deste sábado o bicampeonato do Sul-Americano masculino da categoria 14 anos ao derrotar na final a Argentina, em Buenos Aires, por 2 a 1.

Pelo quinto ano seguido, Brasil e Argentina se enfrentaram na final masculina do Campeonato Sul-Americano de 14 anos e mesmo depois de iniciar perdendo o confronto, o time brasileiro conseguiu a virada para obter o segundo título seguido, o quarto nos últimos cinco anos.

O paulista Mateus Alves abriu o confronto sendo superado pelo argentino Alejo Lingua por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 6/2, em 1h23min. O mineiro João Pedro Ferreira colocou a equipe em igualdade ao derrotar Thiago Tirante por 2 sets a 0, com 7/6(5) 7/5, em 1h53min.

A decisão ficou para as duplas e a parceria de Matheus Almeida e Mateus Alves mais uma vez saiu de quadra sem perder sets, vencendo Juan Martin Cerundolo e Thiago Tirante com parciais de 6/3 6/2, em 1h13min.

Com mais um título, o Brasil garante a participação no Campeonato Mundial da categoria, que será disputado entre os dias 3 e 8 de agosto em Prostejov, na República Tcheca. Além dos brasileiros e argentinos, classificados ao chegar à final, a Venezuela ficou com o terceiro lugar e se classificou no masculino. No feminino, as vagas do continente ficaram com o Paraguai e a Colômbia, respectivos campeão e vice do Sul-Americano.

A equipe feminina brasileira, única a vencer o campeão Paraguai durante a fase de grupos, encerrou a campanha derrotando a Bolívia na disputa do nono lugar neste sábado. A mineira Ana Flavia Rodrigues venceu Isabella Ciancaglini por 7/5 6/1, em 1h40min. Alexandra Silva derrotou Paola Cortez por 6/0 6/3, em 1h.

O Time Correios Brasil em Buenos Aires foi formado pelos tenistas João Pedro Ferreira, Mateus Alves e Matheus Almeida, além do capitão Mario Mendonça, no masculino, e pelas tenistas Alexandra Silva, Ana Flavia Rodrigues e Nalanda Silva, além do capitão José Luiz Alves, no masculino.

O Brasil encerra o período de Campeonatos Sul-Americanos por equipes com títulos de 12 anos masculino, 14 anos masculino e 16 anos feminino, além do terceiro lugar de 16 anos masculino, que também valeu a vaga no Mundial.