Geral

Bairro do Poço recebe unidade móvel do Hemoal nesta quarta-feira

20/05/2015
Bairro do Poço recebe unidade móvel do Hemoal nesta quarta-feira
Coleta externa visa formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do Estado (Foto: Carla Cleto)

Coleta externa visa formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do Estado (Foto: Carla Cleto)

A Unidade Móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está coletando sangue nesta quarta-feira (20), em Frente à Academia de Bombeiro Civil, situada na Rua Pedro Américo, ao lado do Senai Poço. A ação acontece até as 16h, com o propósito de formar um estoque estratégico para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais públicos do Estado.
A coleta externa, que é uma estratégia para facilitar o acesso dos alagoanos à prática da doação de sangue, é destinada àqueles que têm entre 16 e 69 anos de idade, segundo determina o Ministério da Saúde (MS). Também é imprescindível que o voluntário tenha peso igual ou superior a 50 kg e porte um documento de identificação com foto.
O candidato à doação de sangue, ainda de acordo com o protocolo do MS, não pode ter contraído hepatite após os 11 anos, sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso de gestantes e lactentes é proibida a doação e, para os que repetirão o procedimento, estipula-se um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
“No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles. Desse modo, ampliamos o público alvo que pode doar sangue e teremos a garantia do consentimento dos responsáveis, com relação aos menores de idade”, salientou a assistente social, Maria das Graças Padilha.

Doação interna

Mas para os voluntários que não puderem comparecer à Academia de Bombeiro Civil, as doações podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, que funciona até as 18h e está situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE). Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona até as 11h, no Hospital do Açúcar.
No interior do Estado as doações devem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão está localizado na rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, e funciona até as 18 horas.