Geral

Arranjos Produtivos Locais iniciam oficinas de planejamento estratégico

09/05/2015
Arranjos Produtivos Locais iniciam oficinas de planejamento estratégico
APL de Horticultura também passará por uma oficina. (Foto: Ascom Sedetur)

APL de Horticultura também passará por uma oficina. (Foto: Ascom Sedetur)

Os micros e pequenos negócios de Alagoas encontram no Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL) um grande meio para o seu desenvolvimento. Neste sentido, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Sebrae/AL, deu início às oficinas de planejamento estratégico para os APLs do Agreste, Sertão e Litoral, com o intuito de analisar o trabalho desenvolvido e traçar o plano de ação para o ano de 2015 e 2016.
A ação acontece até o próximo dia 21 nos municípios atendidos pelo programa. Divididos em quatro etapas, os encontros reúnem empresários, produtores e gestores dos APLs, apresentando, inicialmente, um panorama sobre os pontos de melhoria e possíveis produtos com maior potencial competitivo.
No segundo momento, serão realizadas as prestações de contas de cada Arranjo Produtivo, seguidos da construção do plano de ação. Com base nessas informações, é dado o encaminhamento necessário para o planejamento.
“Essa é mais uma oportunidade de integração entre todos os elos da cadeia produtiva, além de fortalecer as ações por parte de cada gestor. Nessas ocasiões, identificamos a presença de novos participantes, demonstrando a confiança dos produtores no trabalho do Governo”, ressaltou o gerente de monitoramento dos APLs pela secretaria do Desenvolvimento Econômico, Vagner Felisdório.
A primeira oficina foi realizada no Sertão, concluída no último dia 7. O planejamento segue agora para o Agreste e Litoral.