Geral

Apenas 27% do público-alvo foi imunizado contra a gripe

16/05/2015
Apenas 27% do público-alvo foi imunizado contra a gripe
Meta estadual é imunizar 640.516 pessoas. (Foto: Carla Cleto)

Meta estadual é imunizar 640.516 pessoas. (Foto: Carla Cleto)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta que apenas 27% do público-alvo para a imunização contra a gripe foi vacinada em Alagoas. Com meta estadual de imunizar 640.516 pessoas, o número alcançado até a última quinta-feira (14) foi de 173.456 alagoanos vacinados. A Campanha de Imunização contra a Influenza será encerrada na próxima sexta-feira (22), último dia para a população se dirigir aos postos de vacinação.
O público-alvo da campanha são as crianças de seis meses a menores de cinco anos e os adultos com 60 anos ou mais. Também está inserida entre a população a ser vacinada as gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, população indígena, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
De acordo com a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização, Denise Castro, 28.27% das crianças de seis meses a menores de cinco anos foram vacinadas e 26.33% dos adultos com 60 anos ou mais também receberam a dose da vacina contra a gripe.
“Temos 91 municípios alagoanos com cobertura vacinal menor que 50%”, informou Castro, acrescentando que os gestores municipais devem reverter esses dados, estimulando a população a procurar as salas de vacinação.
Denise Castro esclareceu ainda que a mobilização e participação ampla de todos os segmentos da sociedade e instituições do setor saúde são importantes. “Estão sendo realizados monitoramentos rápidos para auxiliar na identificação das barreiras e no planejamento de estratégias que garantam o sucesso da vacinação”, completou a gerente.
O Programa Nacional de Imunização, em Alagoas, informa, ainda, que foi realizada a vacinação nas áreas de difícil acesso e também foi feita a busca de faltosos. Além das salas de vacina nas unidades de saúde, postos volantes em shoppings e supermercados estão disponíveis para a população.