Geral

AL terá plano internacional de cooperação técnica para aquicultura e pesca

23/05/2015
AL terá plano internacional de cooperação técnica para aquicultura e pesca
A aquicultura e a pesca do Estado ganharão um impulso econômico com a implantação do projeto (Fotos: Divulgação)

A aquicultura e a pesca do Estado ganharão um impulso econômico com a implantação do projeto (Fotos: Divulgação)

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), elabora um projeto de cooperação técnica internacional para a aquicultura e pesca do Estado. O foco é o desenvolvimento dos dois setores, com investimentos e benefícios para o produtor e pescador locais.
A elaboração do projeto teve início esta semana em Maceió com uma oficina de trabalho, tendo a participação de entidades e órgãos ligados à pesca e aquicultura.
A parceria internacional é entre o governo do Estado, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC) nas áreas de pesca e aquicultura.
O evento reuniu representantes da Seapa, do IICA, do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Embrapa.
Durante o encontro foram definidos grupos de trabalho que formularam propostas para a elaboração de um projeto geral. Esses grupos participarão de novas reuniões e até setembro deste ano, quando a proposta final deverá ser pactuada.
O secretário-adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Carlos Henrique, avalia a oficina de trabalho como fundamental para o fortalecimento dos setores. “A aquicultura e pesca do Estado ganharão um impulso econômico com a implantação do projeto. O governo de Alagoas trabalha para investir e melhorar cada vez mais a economia local”.
Com a cooperação internacional, o Estado pretende beneficiar o pequeno, médio e grande produtor e atrair investimento nacional e estrangeiro para os dois setores.
A Seapa foi representada na oficina pelo secretário-adjunto, Carlos Henrique, o superintendente de Aquicultura, Manoel Sampaio, e os assessores técnicos Reynaldo Falcão, Edson Maruta e Flávio Serbim.