Geral

Uneal promove manifestação pedindo nomeação de professores

27/04/2015
Uneal promove manifestação pedindo nomeação de professores
Uneal

Manifestantes exigem a nomeação dos aprovados em concurso do ano passado (foto: Assessoria Uneal)

Estudantes, professores e técnicos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) realizam, nesta terça-feira, 28, uma mobilização, com o objetivo de forçar o Governo Estadual a efetivar a nomeação de professores, para suprir carências de educadores em vários campi da instituição. No final do ano passado, entre os meses de outubro e novembro, foi realizado um concurso público, para preencher 50 vagas. Segundo o professor Renan Rocha, até hoje nenhum deles foi chamado e os professores substitutos foram embora, uma vez que os contratos com eles se expiraram no dia 15 deste mês.
O professor lembra, ainda, que a carência atual desses profissionais é de 110 professores, para atender a uma comunidade acadêmica de sete mil alunos, em todo o Estado. “A Procuradoria Geral da República já se posicionou contrária à renovação desses contratos, uma vez que existem professores devidamente concursados à espera da convocação para começarem a trabalhar”, completa.
Membro da Comissão de Mobilização, Júnior Araújo diz que, entre os assuntos mais importantes a serem abordados pelos estudantes, está justamente a nomeação urgente dos professores, já que muitas aulas estão paralisadas.
Representantes dos sindicatos estiveram, este mês, na sede do Ministério Público do Trabalho, aonde formalizaram denúncia sobre a falta de docentes na Uneal. Presente no Estado há 43 anos, a Universidade tem cursos de graduação em Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.
A manifestação está marcada para as 09 horas, em frente ao Palácio República dos Palmares.