Geral

Tempestade com ventos de 84 km/h causa estragos na região Oeste de SC

21/04/2015
Tempestade com ventos de 84 km/h causa estragos na região Oeste de SC

sctornado4.jpgUma tempestade no início da tarde desta segunda-feira deixou um rastro de estragos pelo Oeste de Santa Catarina. A gerência da Defesa Civil confirma que um tornado passou por Xanxerê, com ventos de 84km/h. Meteorologistas chegaram a cogitar a possibilidade de uma micro-explosão, porém o tornado foi confirmado na parte da noite.
Até o momento, duas mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê. Pelo menos 60 pessoas ficaram feridas. Duas crianças sofreram múltiplos ferimentos e foram encaminhas para Chapecó em estado grave. Cerca de 1 mil pessoas estão desabrigadas, de acordo com a Defesa Civil.
“Há a informação de óbitos na região, mas estamos com problemas na comunicação por internet e telefone o que dificulta nossa ação”, comentou o comandante do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Walter Parizotto.
Em Xanxerê, os bairros de Tacca e dos Esportes foram os mais afetados pelo vendaval. Os bairros Colatto, São Jorge, Bortolon, Pinheiro e Vila União também foram atingidos. Informações preliminares do coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, mostram que 500 casas foram atingidas. Já os Bombeiros de Xanxerê falam que entre 30 e 40% das casas do município foram atingidas. Os ventos fortes também desabaram o Ginásio Municipal Ivo Sguissardi, o principal da região.
As ruas estão tomadas por fios da rede elétrica e telefônica. Árvores caíram no pátio das casas. O chão está repleto de telhas quebradas e zinco retorcido.

Tags: