Geral

Sesau capacita profissionais para atender acidentes com produtos perigosos

27/04/2015
Sesau capacita profissionais para atender acidentes com produtos perigosos
Capacitação promove articulação e integração dos diversos órgãos para lidar com ocorrências de acidentes com produtos químicos  (Foto: Olival Santos)

Capacitação promove articulação e integração dos diversos órgãos para lidar com ocorrências de acidentes com produtos químicos
(Foto: Olival Santos)

    Para aprimorar o sistema de preparação e resposta aos acidentes com produtos químicos perigosos em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (27), o Curso de Atendimento a Emergências Químicas. A capacitação acontece no auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Tabuleiro do Martins, e prossegue até quinta-feira (30), sempre das 8h às 17h30.
De acordo com a diretora estadual de Vigilância em Saúde Ambiental, Elisabeth Rocha, a proposta é capacitar equipes estaduais em emergências químicas.
“Com essa atualização, pretendemos promover a integração e articulação dos diversos órgãos para responder de forma rápida e eficaz a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos”, informou.
Além dos servidores da Sesau, participam do curso profissionais que atuam na Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
O coronel da Defesa Civil Estadual, Major Moisés Melo, lembrou que o órgão não restringe suas atuações em atendimento a catástrofes ou enchentes.
“A importância dessa parceria com a Saúde está em buscar melhores condições para prestar o melhor serviço à população nos casos de emergências químicas também”, esclareceu.

    Programa

O facilitador do curso, técnico de segurança Pedro Jacinto, iniciou a abordagem sobre a emergência química e riscos químicos, além de falar dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Portáteis de Detecção (EPDs).
Na terça-feira (28), a temática envolve a comunicação de riscos em emergência química, aspectos ambientais das emergências químicas, descontaminação e técnicas de contenção de vazamentos.
Na quarta-feira (29), o assunto abordado será sobre aspectos legais nas emergências químicas, atendimento a emergências químicas e apresentação e discussão de casos práticos, além de exercício prático sobre contenção de vazamentos.
Na sexta-feira (30), o curso encerra com o planejamento de exercício de simulado, o simulado em si, além da avaliação teórica do curso e do próprio simulado.

    Convênio

O Curso de Atendimento a Emergências Químicas é efetivado com recursos do convênio firmado entre a Sesau e o Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de mapear as áreas de risco de acidentes com produtos perigosos no Estado de Alagoas.