Geral

Seminário Afroalagoano Ìgbà-Êwe é atração neste fim de semana

15/04/2015
Seminário Afroalagoano Ìgbà-Êwe é atração neste fim de semana
Seminário afor tratará das “Descendências e História Contemporânea dos Meninos Pretos” no próximo fim de semana em Maceió  (Foto: Jonathan Lins)

Seminário afor tratará das “Descendências e História Contemporânea dos Meninos Pretos” no próximo fim de semana em Maceió
(Foto: Jonathan Lins)

    Com a temática “Descendências e História Contemporânea dos Meninos Pretos”, o XVIII Seminário Afro-Alagoano Ìgbà-Êwe, que na língua ioruba significa “encontro-criança-adolescente”, tem início na próxima sexta (17), no auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), no bairro do Farol. O evento se estende até o sábado (16).
O seminário vai tratar também da discussão da maioridade penal.
A realização do seminário é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio da Rede Desabafo Social e do Grupo Juventude Negra Independente de Alagoas. Neste ano, também conta com o apoio do Governo Federal e da Fiea.
“Todos os anos os seminários têm como objetivo de consolidar diálogos e construir espaços de conversa com essas ações institucionalmente afirmativas e os significados da sociedade civil. Junto aos palestrantes, iremos discutir várias pautas, tais como racismo ideológico do Estado, periferias, prestação de contas das UPPs, entre outros”, afirma Arísia Barros, organizadora do evento.
Na programação deste ano, o seminário conta com palestras de Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Secretaria Nacional da Juventude, Secretaria de Direitos Humanos, Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado da Educação, e também conta com o Movimento “Ocupa Alemão”, do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro.
Além disso, também será exibido um vídeo sobre os bailes de reggae em Alagoas e o lançamento da campanha “Afroconsciência: Com Essa História, a Escola Tem Tudo a Ver”.
Para se inscrever, basta enviar um email para [email protected] com nome completo, instituição e número de celular. As inscrições são gratuitas.

SERVIÇO

Data: 17 e 18 de abril às 9h
Local: Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, localizada na Avenida Fernandes Lima, bairro do Farol
Mais informações: (82) 8827-3656/3231-4201