Geral

Semarh atualiza diariamente a previsão do tempo em Alagoas

10/04/2015
Semarh atualiza diariamente a previsão do tempo em Alagoas
Meteorologia ajuda no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Estadual (Foto: Divulgação)

Meteorologia ajuda no trabalho desenvolvido pela Defesa Civil Estadual (Foto: Divulgação)

Em uma iniciativa que visa contribuir com o acesso à informação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) disponibiliza diariamente a previsão do tempo para todas as regiões de Alagoas.
A Diretoria de Meteorologia (DMET) atualiza no site da Semarh as condições climáticas das regiões Agreste, Baixo São Francisco, Litoral, Sertão, Sertão do São Francisco e Zona da Mata. Para se atualizar sobre a previsão do tempo, basta acessar www.semarh.al.gov.br e clicar em Tempo e Clima. Lá, é possível ter acesso a todas informações sobre todo o estado.
De acordo com o meteorologista da Semarh, Emanuel Teixeira, o DMET está em constante acompanhamento com um radar instalado na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Com base nas imagens transmitidas via satélite, a previsão do tempo é encaminhada para os veículos de comunicação, Defesa Civil Estadual e Municipal.
O meteorologista lembra ainda que os interessados em ter acesso às condições climáticas em Alagoas é preciso cadastrar o e-mail e receber os alertas meteorológicos.
A divulgação atualizada da previsão do tempo no estado tem contribuído efetivamente para que a população esteja informada antes mesmo de sair de casa. Segundo o meteorologista da Semarh, Emanuel Teixeira, o trabalho do DMET também é extensivo a outros órgãos. Quando o satélite mostra que em uma determinada região terá possibilidade de chuva forte, um alerta logo é encaminhado para a Defesa Civil Estadual.
“A Sala de Alerta, que também está agrupada a Diretoria de Meteorologia, nos informa como está o nível dos rios nas regiões. Com uma previsão de chuva forte, o DMET já deixa a Defesa Civil Estadual ciente das condições climáticas em uma região específica”, explica Emanuel Teixeira.