Geral

Rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água

08/04/2015
Rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água

IMG_8231A partir do mês de maio o rio São Francisco terá monitoramento bimestral da qualidade da água, na área dos 11 municípios alagoanos localizados em sua margem. Amostras serão coletadas e analisadas a partir de parceria entre o Instituto do Meio Ambiente (IMA), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

Os detalhes para início do trabalho conjunto foram definidos durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (08). Segundo informações do diretor do Laboratório de Estudos Ambientais do IMA, Manuel Messias, serão feitas coletas bimestrais, uma em cada município que compõem a região do baixo São Francisco alagoano, desde a foz até o município de Delmiro Gouveia.

O coordenador da base descentralizada do IMA em Penedo, Meraldo Rocha, disse que a simulação para organização final do trabalho acontecerá ainda em abril e a primeira etapa está prevista para o dia 11 de maio.

As amostras coletadas passarão por diferentes tipos de análises. A Ufal ficará com a parte microbiológica, o Ifal com os reguladores osmóticos e o IMA com os aspectos físico-químicos. O professor José Rui Machado Reis, do curso de Farmácia da Ufal, disse que os parâmetros seguidos serão aqueles definidos pela resolução nº 357 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).