Geral

Professores de comunidades quilombolas do Sertão participam de capacitação

18/04/2015
Professores de comunidades quilombolas do Sertão participam de capacitação
Segundo o técnico pedagógico da Educação, Zezito de Araújo Alagoas conta hoje com 67 comunidades quilombolas certificadas; durante reunião foram definidos detalhes da ação (Foto: José Demétrio)

Segundo o técnico pedagógico da Educação, Zezito de Araújo Alagoas conta hoje com 67 comunidades quilombolas certificadas; durante reunião foram definidos detalhes da ação (Foto: José Demétrio)

Localizado em posição estratégica com relação aos municípios que compõem a 6ª e a 8ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), Olho D’Água das Flores vai sediar formação escolar para coordenadores pedagógicos e professores que atendem comunidades quilombolas do próprio município, além das cidades de Carneiros, Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Delmiro Gouveia e Piranhas.
A ação cumpre as Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Escolar Quilombola e resultou de reunião realizada no gabinete da Secretaria Municipal de Educação de Olho D’Água das Flores entre o secretário de Educação e Cultura e técnicos daquele município, Samuel Bonfim, e o técnico pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Zezito de Araújo.
A formação está prevista para a primeira semana de julho e será promovida pela Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) da SEE, por meio da Gerência de Diversidades (Gediv), em regime de colaboração com os municípios envolvidos, como determina a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ao todo, serão atendidas 22 comunidades quilombolas da região, além dos municípios de Delmiro Gouveia e Piranhas.
Um novo encontro entre a SEE e a Secretaria de Educação de Olho D’Água das Flores está previsto para os dias 27 e 28 de maio e contará também com a participação de professores e coordenadores para discussão das temáticas e preparação dos conteúdos a serem abordados na formação.

Parceria

De acordo com Zezito Araújo, Alagoas conta hoje com 67 comunidades quilombolas certificadas. A formação de Olho D’Água das Flores visa proporcionar conhecimentos e práticas pedagógicas que possam entender e compreender as realidades específicas desses grupos sociais, voltadas para a prática do ensino-aprendizagem tendo como referência a historicidade local.
“Ficamos muito felizes com mais esta parceria. Essa formação trará aspectos importantes, promovendo e valorizando ainda mais a práticas educacionais e culturais das comunidades quilombolas da região”, avalia.
O secretário Samuel Bonfim confirmou a importância da formação para o município, que atende aproximadamente 300 alunos quilombolas.
“Sem dúvida é uma parceria importante para nosso município e mobilizaremos toda equipe para a realização desta formação, que além de conhecimentos pedagógicos, fortalecerá discussões e projetos da nossa gestão”, declara.

PME

Para técnicos pedagógicos do município, Josemir Silva e Cristiane Sales, a formação é necessária e coincide com o momento atual de discussão e construção do Plano Municipal de Educação (PME).
“Este trabalho voltado para a comunidade quilombola será permanente e incorporado à política educacional do município, através do nosso Plano de Educação”, garante Cristiane.
“O encontro também provocará os municípios para que assumam o compromisso com essas comunidades e o implementem, em 2016, nas grandes curriculares”, afirma Josemir.
Além de Olho D’Água das Flores, os técnicos da SEE responsáveis pela formação farão articulação com os demais municípios envolvidos, para garantir apoio e participação dos respectivos profissionais à formação.