Geral

Presidente da Fiea e deputado se unem em defesa da 17ª Vara

14/04/2015
Presidente da Fiea e deputado se unem em defesa da 17ª Vara

  rodrigo_cunha (2)  Num encontro na manhã desta terça-feira, 14, em seu gabinete, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, discutiu com o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) uma mobilização em favor da 17ª Vara Criminal. O parlamentar é favorável ao veto do governo às mudanças feitas pela Assembleia Legislativa no projeto que institui aquela jurisdição do Poder Judiciário, e procurou Lyra para unir esforços em favor de sua manutenção.
Como representante da sociedade civil organizada, José Carlos Lyra reafirmou sua posição em favor da 17ª Vara, por considerá-la um instrumento na luta contra a violência. “Não entendemos as posições contrárias a essa mobilização, que é de todos nós, que lutamos para ver Alagoas transformado num Estado desenvolvido e socialmente justo”, disse o presidente da Fiea.
Ele lembrou que em janeiro último, numa nota assinada por 15 entidades, o setor produtivo alagoano declarou apoio à atuação da 17ª Vara Criminal da Capital e à decisão do governador Renan Filho (PMDB) em vetar mudanças no Projeto de Lei aprovado pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE). Com as mudanças, foi retirado o poder do órgão de julgar crimes contra a administração pública.
“O combate ao crime organizado é fundamental para a segurança pública”, ressaltou José Carlos Lyra. Ele voltou a pedir que os integrantes da Casa Tavares Bastos sejam parceiros da sociedade, em defesa da igualdade de direitos, sem distinção ou privilégios.
Do mesmo modo, o deputado Rodrigo Cunha defendeu a manutenção do veto, e comparou o papel da 17ª Vara com o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL), com o Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc).
O deputado declarou seu voto pela manutenção do veto do governador Renan Filho e disse que vai insistir com seus colegas para que votem desse mesmo modo, na sessão do Legislativo que vai analisar o projeto de lei. “Temos que atuar em consonância com a sociedade, que é favorável à 17ª Vara”, afirmou Rodrigo Cunha, no encontro com o presidente da Fiea.