Geral

Pela primeira vez, Cuba tem eleições municipais com candidatos opositores

20/04/2015
Pela primeira vez, Cuba tem eleições municipais com candidatos opositores

   lahabana Pela primeira vez desde a Revolução de 1959, cubanos vão às urnas neste domingo (19/04) com a possibilidade de escolher como representantes municipais em Havana dois candidatos opositores ao governo comunista.
A expectativa é que mais de oito milhões de cubanos maiores de 16 anos escolham 12.589 vereadores nos mais de 24 mil colégios eleitorais entre as 6h e as 18h locais (7h e 19h de Brasília) ao redor da ilha.
Na província de Havana, entre os candidatos em disputa estão o advogado e jornalista independente Hildebrando Chaviano, de 65 anos, e o técnico em informática Yuniel López, de 26, que se opõem ao governo cubano.
“Esta é uma mensagem que o governo está recebendo”, afirmou Chaviano à Agence France-Presse. “Simplesmente nós escorregamos pela fresta deixada aberta e isso os pegou de surpresa”, acrescentou.
Segundo a Telesur, o líder cubano Fidel Castro foi às urnas por volta do meio-dia na capital, no município da Plaza de La Revolución, e a votação ocorre em “total normalidade e tranqüilidade”.
Para a Comissão Nacional de Eleições, o pleito é reflexo de uma “verdadeira democracia” e do “direito dos cubanos de construir uma sociedade mais justa, sem interferências, nem tutelas de qualquer tipo”.
Realizadas a cada dois anos e meio, as eleições municipais são responsáveis por escolher representantes em todo o país, “delegados” que cuidarão de problemas da comunidade. Eles fazem parte das chamadas Assembleias Municipais do Poder Popular.
Com população de cerca de 11 mil pessoas, a ilha não impõe o voto obrigatório, mas faz ampla campanha para a participação popular nas urnas.