Geral

Para crescer é preciso conhecer vocação econômica, diz secretário

28/04/2015
Para crescer é preciso conhecer vocação econômica, diz secretário
Rafael Brito dá outro exemplo a ser seguido, o município de Messias. (Foto: Paulo Rios/Arquivo)

Rafael Brito dá outro exemplo a ser seguido, o município de Messias. (Foto: Paulo Rios/Arquivo)

  Alagoas é destaque nacional na geração de empregos. A responsável pela conquista é Arapiraca. Ela é a décima segunda cidade do Brasil a criar postos de trabalho, nos três primeiros meses de 2015 e única do Nordeste a aparecer, em recente pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com base no Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Nos últimos anos, Arapiraca vem se destacando nacionalmente neste quesito e segue a tendência nacional em que cidades do interior superam as capitais. De acordo com o secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Rafael Brito, os resultados positivos acontecem porque houve incentivo econômico e contrapartidas municipais, que deixaram o segundo maior município de Alagoas mais atrativo.
Para que esta realidade de Arapiraca possa se expandir para todo o Estado, é necessário unir a vocação econômica do município com atrativos e incentivos fiscais. “Em um passado recente, a segunda maior cidade do Nordeste encontrou a vocação dela, que são os setores de comércio e serviços. Então, veio o shopping e a uma grande empresa de Call Center, essa última, só nos primeiros 100 dias do ano, gerou 1500 empregos diretos, e ainda tem disponível cerca de 500 vagas,” explicou Rafael Brito.
Segundo o secretário, uma empresa de médio e grande porte só investe no interior se tiver contrapartida. Em seguida vem a condução da gestão municipal. Os prefeitos devem buscar a atualização da Lei de Incentivo municipal, assim a economia e a geração de emprego da região irão crescer.
“O empresário olha muito isso. O prefeito deve configurar uma lei de incentivo justa. Um exemplo é o município de Messias. Há 15 dias foi inaugurado o distrito industrial lá. São 140 mil m², e estão prospectando oito indústrias, para o local. Assim que for consolidado, no mínimo 350 empregos diretos serão gerados naquela região. É isso que o gestor municipal deve procurar: incentivo para o setor privado se instalar na sua cidade,” ressaltou o secretário.

    Sine: gratuidade em serviços de recursos humanos

Atualmente em Alagoas, existem 17 agências do Sistema Nacional de Empregos (Sine), sendo cinco na capital e 12 no interior (já incluindo a sede de Penedo, que será inaugurada nesta terça-feira, 28).
O diretor estadual do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Ricardo Lessa, diz o quanto é necessário divulgar que o Estado disponibiliza serviços de intermediação da mão de obra, com as empresas, de forma gratuita. “O Sine faz a intermediação de mão de obra, totalmente gratuita, realizamos seleção. Fazemos o trabalho de um departamento de Recursos Humanos. Esse também é um dos fatores que aumenta a geração de emprego,” destaca Lessa.
O Sine é um serviço público estadual em prol do setor privado. “Vamos muito além de tirar a carteira e o cadastro do seguro desemprego. Levamos o trabalhador selecionado até a empresa contratante. E de forma gratuita,” explica o diretor do Sine em Alagoas.
Para ser contratado através do Sine, os interessados devem ir munidos de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, currículo e uma caneta para participar da seleção ou entrar em contato pelo telefone 3522 1902.