Geral

Obras hídricas liberadas beneficiam 50 mil no Semiárido

17/04/2015
Obras hídricas liberadas beneficiam 50 mil no Semiárido
overnador Renan Filho ao lado dos prefeitos Arlindo Garrote (Estrela de Alagoas) e Fabinho Aurélio (Girau do Ponciano). (FOTO: Márcio Ferreira)

overnador Renan Filho ao lado dos prefeitos Arlindo Garrote (Estrela de Alagoas) e Fabinho Aurélio (Girau do Ponciano). (FOTO: Márcio Ferreira)

O governador Renan Filho esteve, nesta sexta-feira (17), em Estrela de Alagoas, Agreste do Estado. A visita teve como finalidade a ASSINATURA da ordem de serviço para dar início às OBRAS de abastecimento de água dos municípios de Estrela de Alagoas, Minador do Negrão e Igaci, orçadas em R$ 14,9 milhões. As cidades estão entre as 36 em situação de emergência afetadas pela seca.
Com esse projeto, a vida de cerca de 50 mil habitantes da zona urbana desses municípios será melhorada. HOJE, o abastecimento é feito, principalmente, por meio de carros-pipa, porta a porta.
O chefe do Executivo tratou sobre essa demanda. “Não adianta fazer outras obras se não tem água. Essa é a principal necessidade do ser humano e precisamos levá-la ao Semiárido com regularidade”, disse, enquanto assumiu o compromisso de iniciar imediatamente as obras.
Os trabalhos incluem a captação da Barragem do Bálsamo, em Palmeira dos Índios, e melhorias operacionais na estação de tratamento já existente. A transferência das águas do Bálsamo será feita por meio da construção de 11 km de adutora QUE atenderá a Minador do Negrão e Estrela de Alagoas. Igaci será beneficiada com a água vinda de Arapiraca.
Sobre a extensão da iniciativa, a secretária de ESTADO da Infraestrutura, Maria Aparecida Machado, revelou que todo o projeto foi elaborado PARA um horizonte de 20 anos – dentro das condições atuais de clima, crescimento populacional, entre OUTROS fatores.
O prefeito de Estrela de Alagoas, Arlindo Garrote, falou sobre as dificuldades do município. “A prefeitura hoje tem que levar água para a população em carros-pipa. Essa é uma despesa que onera e muito o orçamento. Precisávamos dessa solução definitiva”, afirmou o gestor.
Os prefeitos Oliveiro Torres (Igaci) e Socorro Cardoso (Minador do Negrão) asseguraram que essa é a maior obra destinada aos seus municípios. “A gente do Minador está passando sede. Precisamos da água vinda do Bálsamos o quanto antes”, contou a prefeita. A PREVISÃOde término do projeto é para 2016.
Além das autoridades, foi passada a palavra à estudante Maria Emily Pereira, 16 anos. A jovem agradeceu a iniciativa depois de relatar as dificuldades pela falta de água e aproveitou a OPORTUNIDADE para entregar reivindicações da escola onde estuda, a Estadual Luiz Duarte, que sediou a cerimônia de assinatura, ao governador.
Em resposta, Rean Filho declarou: “Estou muito agradecido com a recepção calorosa de todos, de Estrela, vindos de Igaci, Palmeira, Minador, de toda a região. Esse CONTATOcom o população é primordial para o meu trabalho. Estou atento às demandas do Semiárido”.