Geral

Nível do Cantareira fica estável em 20%

29/04/2015
Nível do Cantareira fica estável em 20%
Reservatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulodivuglação/Sabesp

Reservatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulodivuglação/Sabesp

Um dia depois de cair 0,1 ponto percentual, interrompendo uma sequência de 86 dias sem queda, o nível do Sistema Cantareira ficou estável hoje (29), operando com 20% de sua capacidade total de produção de água para o abastecimento de 5,4 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo.
Pelo novo sistema de cálculo da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), incluindo a utilização da reserva técnica ou volume morto (água que fica abaixo das comportas), os seis reservatórios desse manancial estão com apenas 15,5% da armazenagem ou operando com deficit de 9,3%. A quantidade de água disponível está em 196,5 bilhões de litros.
Entre o dia de ontem (28) e a manhã de hoje não choveu sobre o sistema que acumula, neste mês de abril, apenas metade da pluviometria esperada com a captação de 45,1 milímetros (mm), enquanto a média histórica é 89,8 mm.
Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), áreas de instabilidade estão agindo no Sudeste e existe a possibilidade de pancadas de chuva hoje (29) à tarde, no sul de Minas Gerais, onde se localizam algumas nascentes que alimentam o Cantareira. Mesmo que isso ocorra, dificilmente, haverá a recuperação pluviométrica, já que falta apenas um dia para encerrar o mês.
Além do Cantareira, o nível da água permaneceu igual ao de ontem também no Sistema Rio Grande (95,6%). O sistema Rio Claro registrou alta ao passar de 47,7% para 47,9%. Nos demais, houve ligeira baixa: Alto Tietê de 22,4% para 22,3%; Guarapiranga de 82,1% para 82% e Alto Cotia de 65,7% para 65,5%.