Geral

Lua Sangrenta: eclipse ocorre em 4 de abril, mas não poderá ser visto do Brasil

02/04/2015
Lua Sangrenta: eclipse ocorre em 4 de abril, mas não poderá ser visto do Brasil

    eclipse20lunarChamado popularmente de “Lua Sangrenta” ou “Lua de Sangue”, um eclipse lunar está previsto para a madrugada da sexta para sábado (4). O fenômeno em que a Lua é coberta pela sombra da Terra e acaba ficando avermelhada poderá ser visto da Ásia, região do Pacífico e América do Norte. Desta vez, os brasileiros não vão poder ver o eclipse.
De acordo com informações da Nasa, o eclipse total (em que a Lua é completamente encoberta) deve durar apenas 12 minutos. O eclipse parcial deve durar cerca de três horas e meia e a penumbra (como a sombra começa a atingir a Lua) deve durar quatro horas e cinquenta minutos.
Essa é a terceira vez da chamada tétrade (quatro ocasiões) de eclipses lunares que estavam previstos para ocorrer entre 2014. O último eclipse da série será no 28 de setembro, quando o fenômeno poderá ser visto do Brasil e terá uma duração maior do que o eclipse deste sábado. Este eclipse será o único do ano possível de ser visto no Brasil.

 Luas Sangrentas estão envoltas em atmosfera de folclore

Desde que o primeiro eclipse da tétrade começou a se aproximar, lendas (principalmente na internet) giraram em torno do fenômeno. Para Carlos Veiga, astrônomo do Observatório Nacional, há muito exagero por desconhecimento. “Correntes da astrologia e mesmo pessoas que tratam a história com mais sensacionalismo tendem e inventar coisas. Na realidade, o fenômeno não passa de uma coincidência de ilusão de ótica, não tão rara, em que a Terra fica entre a Lua e o Sol”, diz.