Geral

Itália resgata mais 638 imigrantes em alto-mar

21/04/2015
Itália resgata mais 638 imigrantes em alto-mar

1113A Guarda Costeira da Itália informou, nesta terça-feira, que mais 638 imigrantes foram resgatados em alto-mar, após seis operações de socorro diferentes, Os imigrantes viajavam a bordo de seis barcos em águas da costa da Líbia e receberam assistência do navio “Fiorillo” da guarda-costeira, de uma embarcação mercante e da Marinha italiana.
As primeiras 93 pessoas resgatadas, sendo 12 mulheres e duas crianças, foram levadas à ilha de Lampedusa, no sul do País.
Atualmente, a Guarda Costeira presta socorro a um pesqueiro lotado de imigrantes a 80 milhas ao sul da Calábria, para onde também se dirigem dois navios mercantes. O fluxo de imigrantes procedente do litoral norte-africano em direção à Itália parece não ter fim, em grande parte, devido às boas condições do mar.
No domingo, um pesqueiro naufragou na costa da Líbia. A Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) estima que 800 pessoas morreram na tragédia. Apenas 28 sobreviveram.
De acordo com as declarações de alguns sobreviventes, entre 700 e 950 pessoas estavam na embarcação. Cerca de 50 eram crianças. Até agora, foram localizados 28 corpos do mar, todos transferidos ao porto de Valletta, em Malta.
Vários sobreviventes afirmaram que a causa do acidente foi a colisão do navio pesqueiro no qual viajavam clandestinamente com a embarcação mercante portuguesa enviada para socorrê-los em alto-mar.
De acordo com depoimentos de pessoas que escaparam da tragédia, o capitão do barco deixou de conduzi-la para se esconder entre os imigrantes no momento no qual o navio “King Jacob”, de pavilhão luso, chegava próximo ao pesqueiro. Isso pode ter provocado uma colisão entre as duas embarcações, ocasionando o naufrágio.

PRESOS – O capitão do navio acidentado, de nacionalidade tunisiana, e seu ajudante sírio foram presos e acusados de homicídio múltiplo, naufrágio e de apoiarem à imigração ilegal por conduzirem a embarcação que afundou no litoral de Malta.
O promotor de Catânia, Giovanni Salvi, disse que ambos foram reconhecidos através de fotografias pelos sobreviventes que estavam a bordo do navio “Gregoretti”.
Segundo a primeira reconstrução dos fatos feita pelas autoridades, ao verem a chegada de ajuda, os imigrantes foram todos para o mesmo lado da barcaça, fazendo-a virar, o que provocou o naufrágio.
O presidente do Conselho Europeu já convocou uma reunião extraordinária dos chefes de Estado e de governo do bloco para abordar a situação.