Geral

Governo reforça fiscalização sobre o uso de produtos agrotóxicos

14/04/2015
Governo reforça fiscalização sobre o uso de produtos agrotóxicos
O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, sendo registrado nos últimos 40 anos um crescimento de 700% do produto usado tanto na agricultura quanto na pecuária  (Fotos: Divulgação e Ascom Seapa)

O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, sendo registrado nos últimos 40 anos um crescimento de 700% do produto usado tanto na agricultura quanto na pecuária
(Fotos: Divulgação e Ascom Seapa)

    O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa) e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), realiza esta semana um curso de reciclagem para engenheiros agrônomos que atuam na fiscalização de estabelecimentos comerciais e propriedades rurais. O objetivo é conscientizar e orientar a população sobre o uso correto dos agrotóxicos e afins.
De acordo com dados repassados pela Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, sendo registrado nos últimos 40 anos um crescimento de 700% do produto usado tanto na agricultura quanto na pecuária.
“Este curso vai atualizar ainda mais nossas equipes técnicas que atuam no campo fiscalizando a aplicação adequada do uso de agrotóxicos e a devolução correta de embalagens vazias”, afirmou o presidente da Adeal, Marcelo Lima.
O curso, que segue até a próxima sexta-feira (17), conta com ciclo de palestras e debates, além de aulas práticas em lojas de revenda e estabelecimentos rurais, visando uma melhor capacitação dos fiscais agropecuários de Alagoas.
A palestra de abertura foi proferida pelo fiscal agropecuário, Rodrigo Fernandes, coordenador da Área de Agrotóxicos do Instituto Mineiro Agropecuário (IMA) em Minas Gerais.
Segundo o técnico, o órgão realiza mais de 10 mil ações de fiscalização por ano no Estado, contando com uma legislação que permite atuar nas esferas de comércio, uso, armazenamento, transporte, destinação de embalagens vazias e monitoramento de resíduos, objetivando assim, uma utilização correta do produto com menores riscos aos usuários e ao meio ambiente.