Geral

Governo promove oficina do primeiro emprego para adolescentes

10/04/2015
Governo promove oficina do primeiro emprego para adolescentes
Grupo de jovens entre 14 e 19 anos durante formação do Governo do Estado sobre primeiro emprego (Fotos: Pinehas Furtado)

Grupo de jovens entre 14 e 19 anos durante formação do Governo do Estado sobre primeiro emprego (Fotos: Pinehas Furtado)

“Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Com essa reflexão, as profissionais da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) iniciaram a oficina de orientação ao primeiro emprego, ministrada na quinta-feira (9) às adolescentes da unidade de internação feminina.
A finalidade é oferecer ferramentas de formação profissional para ajudá-las a decidir qual o melhor caminho a tomar, após cumprirem o regime socioeducativo, ganharem a liberdade e uma nova oportunidade de vida.
O grupo de 18 jovens entre 14 a 19 anos recebeu dicas de como criar uma rede de contato (network), fundamental para auxiliar na busca de um emprego e como elaborar um currículo eficiente. Elas também tiveram noções de comportamento durante a seleção e no emprego.
A gerente da unidade, advogada Samara Lopes, considera importante a parceria com a Secretaria do Trabalho pois as dicas profissionais vão dar a elas uma visão ampla do que precisam para encarar o mercado de trabalho.
“Nossa intenção é mostrar a todas as internas que elas podem optar por um caminho diferente daquele que as levaram até a internação e o suporte do Sine é valoroso em todos os sentidos”, declarou.
A advogada revelou que, recentemente, a jovem A.S.C, que estava no  regime de semiaberto – interna durante a semana e passa o fim de semana em casa – conseguiu emprego através da rede estadual do Sine.
“Ela é um exemplo do caminho a ser percorrido pelas outras internas, porque se interessou pelos cursos que são ofertados, descobriu seu talento e hoje está conseguindo construir um futuro digno”, concluiu.